Buscar

Um contrato com encargos, é considerado um contrato unilateral ou bilateral?

Um contrato com encargos, é considerado um contrato unilateral ou bilateral?

💡 4 Respostas

User badge image

Tayna Cavalcante

um contrato unilateral é aquele que independentemente da quantidade de pessoas envolvidas prevalecerá a vontade e encargo de só uma pessoa, já o bilateral também chamado de sinalagmático haverá a presença de direitoe deveres reciprocos, um contrato com encargo deve-se analisar se for doação com encargo será no início unilateral e no momneto de executar o contrato será um bilateral imperfeito.

2
Dislike0
User badge image

Giovanna

Creio que antes de tudo se faça necessário conceituar Contrato.; Contrato é o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinada a estabelecer uma regulamentação de interesses entre as partes, com o escopo de adquirir, modificar ou extinguir relações jurídicas de natureza patrimonial. Logo, após seu conceito, temos então as sua classificação

UNILATERAIS : Só um dos contratantes assume obrigações diante do outro. Ex.: doação, comodato, mútuo.

BILATERAIS : Cada um dos contratantes é simultanea e reciprocamente credor e devedor do outro ( Sinalagma - dependência recíproca ). Ex.: Compra e venda; locação.

Diez-Picazo: “Quando se fala de unilateralidade ou de bilateralidade com referência aos contratos não se alude ao número de partes, mas ao número de obrigações que o contrato cria e a estrutura destas obrigações”
 
Assim, o contrato unilateral é aquele cujas prestações ficam a cargo de apenas uma das partes, como ocorre na doação pura. No momento da formação do contrato, será gerada obrigação para apenas uma das partes contratantes.
2
Dislike0
User badge image

Michael

Bem, primeiramente, um contrato unilateral é aquele que se coloca um só dos contraentes na posição de devedor, ou seja, apenas um lado do contrato se obrigará (encargo é uma obrigação) e outro lado não possuirá obrigações. Os contratos requerem duas ou mais declarações de vontades, não sendo isto que os tornam bilateral, mas sim em relação aos efeitos que os contratos irão produzir. Um exemplo é o contrato de doação que sendo puro e simples é unilateral, mas sendo doação com encargo torna-se bilateral. Ensinamentos de Maria Helena Diniz (Curso de Direito Civil Brasileiro, 3º Vol., pag. 77, ed. 24 - 2008) e Carlos Roberto Gonçalves (Sinopses Jurídicas, Direito das Obrigações, Vol.6 Tomo I, pag. 102, ed.15 - 2013)

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais