Buscar

O QUE É ESTUDO DE CASO?

💡 5 Respostas

User badge image

MuNega Feitosa

Estudo de caso é um instrumento pedagógico que apresenta um problema mal estruturado.

E o que é um problema mal estruturado? É aquele que não tem uma solução pré-definida, exigindo empenho do aluno para identificar o problema, analisar evidências, desenvolver argumentos lógicos, avaliar e propor soluções.

Pode também ser definido como um problema que reproduz os questionamentos, as incertezas e as possibilidades de um contexto empresarial que dispara a necessidade de uma tomada de decisão. O processo de chegar a uma decisão, por meio da análise e discussão individual e coletiva das informações expostas no estudo de caso, promove o raciocínio crítico e argumentativo dos alunos.

Em função dessas características, o caso é considerado um valioso instrumento pedagógico, que desafia o aluno a raciocinar, argumentar, negociar e refletir – habilidades bastante demandantes do ponto de vista cognitivo e social.

1
Dislike0
User badge image

Mozão Lucco

Com o propósito de contribuir para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, o Insper licencia para outras instituições de ensino sua Coleção de Casos.
Desenvolvida por docentes da instituição, a Coleção é composta por estudos de casos baseados no contexto corporativo brasileiro e internacional, nas seguintes áreas do conhecimento:

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As metodologias de estudo de caso podem ser estudadas com maior facilidade quando colocamos em prática nosso conhecimento sobre Psicopedagogia. O estudo de caso é uma metodologia de cunho qualitativo e permite uma profunda análise individual. Auxilia na compreensão de questionamentos, especialmente quando o pesquisador deve analisar com maior clareza e minimalismo o fenômeno estudado.

O estudo de caso ajuda a formular uma hipótese que permite maior compreensão de um determinado fato. Por meio de ferramentas de análise é possível compreender os motivadores de determinada decisão ou o que ajudou a estruturar determinada ideia. O estudo de caso envolve a análise e coleta de dados – normalmente fornece bases para a formulação de uma teoria.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais