Buscar

Logistica onternacional

Um país quando pretende ampliar o alcance do seu mercado externo, firma acordos comerciais com nações vizinhas, mesmo que estas já estejam vinculadas a outros blocos econômicos. Dentro deste contexto, quais as principais características dos Acordos Bilaterais?

💡 2 Respostas

User badge image

Fernando Caporal

Acordos de preferências entre países para formentarem negócios entre si.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para conhecer o significado do termo em questão, a primeira coisa a fazer é definir a origem etimológica das duas palavras que o compõem.

Acordo deriva do latim, ou seja, o verbo “accordare” que se traduz como “concordar”. Bilateral, por outro lado, também vem do latim e significa “em ambos os lados”. É o resultado da soma dos diversos componentes distintos: o prefixo “bi”, que se traduz por “dois”; “latus” que significa “lado”; e o sufixo “-a”, que é usado para indicar membros.

Um acordo é um acordo, uma aliança estabelecido/a por duas ou mais partes. Bilateral, por outro lado, é algo ligado a dois elementos ou lados.

Um acordo bilateral é, portanto, um compromisso assumido por ambas as partes. Estes arranjos geram obrigações recíprocas para ambos os signatários, que podem ser punidos por descumprimento.

É habitual que os acordos bilaterais sejam estabelecidas entre dois países para propiciar mutuamente benefícios financeiros, fiscais, políticos entre outros. Por exemplo: um país X estabelece um acordo bilateral com a nação para vender carros sem pagar impostos. Em troca, a nação obtém o mesmo para os seus computadores (PCs). Assim, o país X vende carros e compra computadores para a nação e sem tarifas envolvidas, algo que agiliza as transacções comerciais entre os dois.

Dois Estados-Membros podem também estabelecer um acordo bilateral para que os seus cidadãos possam entrar no território de outro sem a necessidade de visto. Então, esses países facilitam as viagens entre os dois, fazendo promoção do turismo e de negócios.

Em ambos os exemplos, os acordos são válidos apenas para os países signatários. O país X que vende carros sem tarifas só pode fazê-lo sob estas condições com a nação que assinou o acordo bilateral. Quanto à possibilidade de os cidadãos de um Estado entrarem sem visto para outro país, é específico para o país que estabeleceu o acordo e não é acumulável com outras nações.

Existem muitos tipos de acordos bilaterais. Assim, por exemplo, de acordo com o assunto sobre o qual versem, pode ser econômicos, humanitários, políticos, sociais, culturais, etc.

Fonte: https://conceito.de/acordo-bilateral. Acesso em 25 de juho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais