Buscar

O Inquérito Policial é obrigatório para se proceder a denúncia?

O Inquérito Policial é obrigatório para se proceder a denúncia?

💡 3 Respostas

User badge image

Marcelo Munhoz da Rocha

Jamais Carla. Uma das caracterísitcas do inquérito é sua dispensabilidade. Assim, o MP pode denunciar com base nas chamadas peças de informação que são documentos oriundos das mais diversas fontes. Pode também o MP denunciar com base em elementos colhidos por suas próprias investigações.

1
Dislike0
User badge image

Lyra

o entendimento dominante e fundado na literalidade do CPP dispensa o IP para o oferecimento de inicial acusatória. São características do IP segundo a doutrina clássica e dominante: a) subsdiariedade: o IP é um procedimento administrativo destinado a reunir elementos de  informação suficientes para a formação da opinio delicti (autoria e materialidade) do titular da ação penal. Se o titular da ação penal já possui esses elementos, dispensa-se a realização deste procedimento; b) inquisitivo: não há necesisdade de obediência ao contraditório e ampla defesa, pois não pode gerar sanção ; c) sigiloso; d) oficial.. Todavia, para que sua pergunta seja respondida com maior profundidade, pode-se trazer o pensamento de algumas doutrinas modernas (minoritárias) que defendem a valorização do IP. Sustentam que o IP também deveria servir, também, aos interesses do acusado (não somente do titular da ação penal) e que o procedimento deveria assegurar o contraditório e ser obrigatório.

1
Dislike0
User badge image

Carla Roberta

Muito obrigada pelas excelentes respostas! =)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais