Buscar

boa tarde,nao consigo resolver esse exercicio,alguem poderia me ajudar pf?

 Em funçao da escassez hidrica em nossa regiao sera construido um barramento de forma trapezoidal no rio;sendo assim, de posse de uma planta topografica, a leitura na planta indica, que o barramento tera uma crista de comprimento entre uma margem e outra de 350 metros correspondendo a 3,5cm no desenho.A altura da crista do reservatorio é de 30 metros

a)qual a escala do desenho b)qual a altura da crista do barramento na planta topografica em mm

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Primeiro vc vai passar tudo para a mesma unidade, cm -> m ou m -> cm, depois coloca na fórmula (1): E = d/D, onde "d" é a medida no desenho e "D" é a medida real, vc acha a escala. Na letra b, depois de ter encontrado a escala, e com D = 30m (passe para cm!), vc usa na fórmula (1) e encontra a o "d" em cm, depois vc converte o valor de "d" para mm, tendo 1 mm = 0,1 cm.
1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Quando for dividir d por D lembre-se que elas devem estar na mesma unidade ;)
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O levantamento topográfico deve representar as características da superfície de um terreno bem como as dimensões dos lotes fornecendo dados confiáveis para que, depois de interpretados e manipulados, possam contribuir nos projetos arquitetônico e de implantação. Os levantamentos topográficos geralmente são apresentados através de desenhos de curvas de nível e de perfis.

Uma planta topográfica nunca é feita em verdadeira grandeza. Imagine um desenho topográfico de uma cidade sendo feito em folhas no tamanho real. Gastaríamos milhões de folhas. Portanto, é adotada uma redução gráfica que chamamos de escala.

A escala é a relação entre a representação gráfica de um objeto e sua dimensão no terreno, dada na forma de fração.

\(E = d/D\)

Onde:

d : Dimensão gráfica

D: Dimensão real

Quanto maior o denominador, ou seja, quanto maior a dimensão real, menor será a escala e o desenho consequentemente será menor. Portanto, o número de detalhes no desenho será menor.

Quanto menor o denominador, maior será a escala, ocasionando em um maior detalhamento dos elementos na planta topográfica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais