Buscar

Questão de Fundamentos da Educação.

Na experiência de sala de aula, o professor se coloca como mediador entre o conteúdo e o sujeito cognoscente – no caso, o aluno. A maior parte do que se ensina nas escolas é baseada no conhecimento científico desenvolvido ao longo do tempo; deste modo, a educação acaba sendo instrumento de uma ideologia, que é a científica. Neste caminho, os alunos entendem que a ciência deve receber créditos pelo conhecimento da verdade. A teoria do conhecimento é uma área da filosofia que problematiza a produção e o alcance do conhecimento. Partindo do que foi dito acima, assinale a alternativa que apresenta uma possível aplicação da teoria do conhecimento à área educacional.
Escolha uma:
a.
O questionamento sobre o fazer científico é ínfimo, considerando-se que a ciência progride e desenvolve seu conhecimento sempre partindo de provas cabais que não permitem dúvidas sobre seu alcance.

b.
Para que a aprendizagem aconteça, o professor deve questionar o que os alunos trazem de seu aprendizado de vida; conforme as aulas acontecem, o aluno deve perceber a necessidade de deixar para trás tudo aquilo que fundamentava sua visão de mundo até aquele momento.

c.
Mesmo tomando por base o conhecimento produzido pela ciência, o professor deve refletir sobre o alcance de tal conhecimento, levando o aluno a uma postura que seja crítica diante do fazer científico.

d.
A ciência é neutra em seu fazer; desse modo, o aluno deve aprender na escola a vivenciar as experiências segundo a interpretação científica, para que não permaneça preso ao senso comum do qual vem.

e.
O questionamento sobre as ações do professor deve ser feito para que seja aprimorada sua didática; ou seja, é preciso pensar sobre o modo como o professor atua para que o aluno possa entendê-lo.

💡 3 Respostas

User badge image

Joao Cunha

e

0
Dislike0
User badge image

Joao Cunha

b

0
Dislike0
User badge image

Luciene

Resposta C

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais