Buscar

Por que quem faz consumo de corticoides tem possibilidade de ter depressão?

💡 2 Respostas

User badge image

Isabela Palitot

Os corticoides que o organismo produz funcionam de modo distinto dos sintéticos, usados como medicamento. Uma das diferenças é que só 10% da quantidade de corticoides secretados pelas glândulas adrenais se encontra livre no sangue e pronta para atuar tanto nos tecidos periféricos quanto no sistema nervoso central. Já os sintéticos ficam totalmente disponíveis para agir nos tecidos periféricos, mas são, em boa parte, filtrados ao chegar à circulação cerebral – uma barreira especial (hematoencefálica) reveste os vasos sanguíneos no cérebro e controla a passagem de vários compostos.

Os mecanismos inflamatórios podem alterar uma via de sinalização intracelular acionada pela Wnt, proteína que regula a proliferação, a migração e a especialização das células. Todos esses processos aparentam estar, em maior ou menor grau, comprometidos nos transtornos de humor, como o bipolar e a depressão.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Uso abusivo de corticoides provoca depressão, diabetes e outros problemas de saúde.


Os corticoides são medicamentos receitados para diversos fins, que podem tratar desde doenças de pele, até casos como bronquite e hepatite e usados amplamente pela população, às vezes até mesmo sem receita médica.


Isso ocorre devido a permanência desses hormônios em nosso organismo por um tempo extrapolado. Dessa forma, age diretamente no sistema nervoso central, provocando tais efeitos colaterais.


Os remédios corticoides não são indicados para alguns grupos específicos. Para as pessoas que podem e fazem uso, alguns cuidados devem ser tomados, para evitar possíveis complicações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais