Buscar

Qual a importância da Antígona para a Ética?

Antígona voltada para o campo da Ética apenas .

💡 1 Resposta

User badge image

Wanderson Carvalho

A peça Antígona, terceira parte da trilogia Tebana escrita por Sófocles, além de possibilitar uma profunda discussão sobre o Juspositivismo e o Jusnaturalismo, é, sobretudo, uma exaltação da importância da PRUDÊNCIA.

Creonte não é prudente, não analisa sua razão, não encontra equilíbrio para suas emoções, não escuta o outro, não pondera. Assim, ele atrai o mal e paga com o derramamento de sangue do seu sangue - infelicidade eterna.

A palavra ethos é de etimologia grega e significa comportamento, ação, atividade. É dela que deriva a palavra ética. A ética é, portanto, o estudo do comportamento, das ações, das escolhas e dos valores humanos.

Quando não há PRUDÊNCIA nessas escolhas, elas serão, inevitavelmente equivocadas. A prudência é a base das virtudes apregoadas por Aristóteles. É através dela que se pode chegar ao meio-termo entre os extremos, o equilíbrio, a justa medida - caminho para a felicidade.


3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais