Buscar

Como posso descobrir um gene de uma determinada cadeia ?

💡 2 Respostas

User badge image

Hévlyn Araújo

Existem ferramentas de bioinformatica pra isso. O NCBI por exemplo mostra o gene de acordo com a proteína e a espécie, mostra a proteína se voce pesquisar pelo gene, alem de mostrar tosa a cadeia genética!

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os seres vivos são estruturas complexas que necessitam de um plano para direcionar sua construção e funcionamento. O “plano” está contido nos genes, enquanto os blocos construtivos e funcionais são as proteínas. Como a formação das proteínas é determinada pelos genes, dizemos que os genes especificam as proteínas.


Os genes localizam-se nos cromossomos contidos no interior dos núcleos celulares e são formados por um tipo especial de molécula orgânica denominada ácido desoxirribonucléico (DNA). Tanto as moléculas de DNA como as moléculas de proteínas são formadas por subunidades. No DNA, as subunidades são os nucleotídeos e nas proteínas, os aminoácidos.


O início da síntese de uma proteína se dá quando um determinado trecho de DNA, um gene, tem suas duas cadeias separadas pela ação de uma enzima chamada polimerase do RNA, que também orienta o agrupamento de nucleotídios livres no núcleo, junto a uma dessas cadeias.


O código genético tem sido altamente conservado durante a evolução, e, com algumas poucas exceções, é o mesmo em bactérias, plantas e humanos. Como a estrutura dos genes (sequência de nucleotídeos na molécula de DNA) e o funcionamento destes (transcrição, ligação de aminoácidos e tradução) são basicamente iguais em todos os seres vivos, a retirada de um determinado gene de um organismo e sua introdução em outro organismo de espécie diferente torna-se possível.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais