Buscar

Diagrama de corpo livre mecanica dos solidos

Em um desafio, um professor levou para a sala um peso de 4 kg, um apoio de madeira na forma triangular, uma trena e uma barra de ferro cilíndrica e homogenia de massa desconhecida.

Ele propôs que fizessem a medição da massa da barra utilizando esses objetos. Fazendo uso do que aprendemos e discutimos com a disciplina de Mecânica de Sólidos, elaborem um roteiro para determinação da massa da barra cilíndrica. Apresente o diagrama de corpo livre do problema e justifique as forças presente no diagrama.

💡 2 Respostas

User badge image

Amadeu Junior

e mano, tambem nao achei a resposta aqui...

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O diagrama de corpo livre, também conhecido como DCL é muito importante para iniciar o calculo das reações de apoio. Resumidamente o DCL é uma representação simples do desenho da estrutura com todas as forças externas e forças de reações.

barra apoiada com apoio simples fixo na extremidade esquerda e simples móvel na extremidade direita

 

 figura acima mostra uma barra bi apoiada, do lado esquerdo possui um apoio fixo simples e do lado direito um apoio simples móvel. Observe que o sistema possui duas forças externas, F1 e F2, essas forças provocam reações na estrutura que só podem ser observadas pelo DCL como mostrado na figura abaixo.

diagrama de corpo livre de uma barra bi apoiada com apoio fixo simples na extremidade esquerda e apoio simples móvel na extremidade direita

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais