Buscar

O QUE SAO GAMETAS?

💡 2 Respostas

User badge image

Joao Victor Souza

Gametas são as células responsáveis pela reprodução sexuadaElas também são chamadas de células sexuais e fundem-se no processo de fecundação para produzir o zigoto, que, por sua vez, origina o embrião, gerando um novo ser.

Os gametas apresentam metade do conjunto cromossômico de uma espécie. Em humanos, por exemplo, enquanto uma célula autossômica possui 46 cromossomos, seus gametas possuem apenas 23 cromossomos. O número de cromossomos reduzido pela metade nos gametas é essencial para a manutenção do número de cromossomos de uma espécie, uma vez que ocorre a união dos gametas masculino e feminino.

→ Gameta dos animais

Nos animais, o gameta masculino é chamado de espermatozoide, o qual é uma célula reprodutora dotada de flagelo e, portanto, móvel. Já o gameta feminino é chamado de ovócito e é imóvel.

1
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

Gameta, é um reprodutivo de células contendo apenas um conjunto de diferentes cromossomas , ou metade do material genético necessário para formar um organismo completo (ou seja, haplóide). Os gametas são formados através da meiose, na qual uma célula germinativa sofre duas fissões, resultando na produção de quatro gametas. Durante a fertilização , os gametas masculinos e femininos se fundem, produzindo um zigoto diplóide


Gametas podem ser idênticos em forma (isogamia ), como em certas espécies de algas , fungos e protozoários , ou pode haver mais de um tipo morfológico (heterogamia , ou anisogamia), como acontece com muitas algas verdes do gênero Chlamydomonas . Gametas de animais , algumas algas e fungos, e todas as plantas superiores exibem uma forma avançada deheterogamia chamadaoogamia . Na oogamia, um dos gametas é pequeno e móvel (o esperma ) e o outro é grande e não-motil (o óvulo ).


Durante a meiose, uma célula parental diploide, que tem duas cópias de cada cromossomo, sofre uma rodada de replicação do DNA, seguida de dois ciclos separados de divisão nuclear para produzir quatro células haploides. Essas células se desenvolvem em espermatozóides ou óvulos. O óvulo amadurece nos ovários das fêmeas e o espermatozóide se desenvolve nos testículos dos machos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais