Buscar

quantas enzimas temos no organismo?

💡 2 Respostas

User badge image

Thamara Alves

Cerca de 80.000 enzimas.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As enzimas são moléculas catalisadoras, presentes no organismo do ser humano, em sua maioria, formadas por proteínas. A principal função delas é favorecer o acontecimento de algumas reações biológicas.


Cada enzima atua sobre um diferente tipo de material, chamado de substrato. Assim, o amido é o substrato da enzima ptialina (enzima que digere o amido) e a proteína é o substrado da enzima pepsina (enzima que digere a proteína). As enzimas são específicas, ou seja, atuam apenas sobre o seu substrato (como uma chave que abre apenas sua fechadura ou cadeado). As enzimas são reutilizáveis, ou seja, podem agir várias vezes.


Existem alguns fatores que podem contribuir para que a enzima tenha algum tipo de disfunção e consequentemente se torne inativa, entre essas influencias externas podemos citar quando acontece a diminuição da temperatura ou pH. Mas algumas enzimas também possuem um número excelente de PH, e um exemplo clássico e simples que podemos dar disso é o que acontece no nosso estômago, quando as pepsinas, que possuem um pH  ácido por volta de 2 fazem com que nossa digestão aconteça de forma mais rápida, melhorando assim nosso condicionamento, por isso é tão comum vermos alimentos dando destaque a sua função digestória, graças a utilização das enzimas que efetuarão um bom trabalho na digestão do alimento em união com outras moléculas.


Portanto, não é possível estimar a quantidade de enzimas presentes no organismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais