Buscar

Vamos falar dos princípios?! :D

Caros colegas, temos princípios contratuais, que visam proteger ambos os polos do contrato, mas em especial o lado mais "frágil". Temos dois pricípios, que em minha opinião são basilares, o princípio do Pacta Sun Servanda e o Rebus Sic Standbus, sendo respectivamente da obrigação do cumprimento obrigacional entabulado no contrato e a teoria da imprevisão.

Alguns doutrinadores dizem que são princípios num tanto controversos. Em sua opinião, de acordo com seu aprendizado, esses princípios são conflitantes? Explique

Forte abraço

 

💡 2 Respostas

User badge image

Tayna Cavalcante

Na minha opinião esse princípicios não são conflitantes, pois a pacta sunst servanda advem desde o direito romano, visando segurança jurídica entre as partes, aja vista o contrtato fomar lei entre as partes. O Código civil brasileiro recepcionou este princípio a exemplo do artigo 313. o credor não é obrigadoa reeber diferente do que pactuado ainda que mais precioso. caso sse princípio não existisse grandes arbitrariedades foram as que já se cometem. encontraria maiores lacunas. o prinncípio Rebus Sic Standbus, aparentemente é contraditório ao anterior refutado, mas mesmo que após pactuado se tornar muito oneroso parauma parte cumprir o que foi acordado, deve rever o contrato, no direito romano era algo vinculado ao sujeito se não cumprisse, a outra parte poderia até se tornar escrava da outra. Na modernidade deve-se analisar a função social do contrato oportunizando em expressos casos a prerrogativa de rever o contrato. o que não irá descaracterizar a pacta sunt servanda.

3
Dislike0
User badge image

Ailton Santana

Muito Bom Tayna, exatamente. O pacta sun servanda e o rebus sic standbus são princípios que caminham lado a lado, um que faz manter a caracteristica do contrato, ou seja, se eu contrato, eu quero um cumprimento e vice-versa e em contra partida, temos o Rebus Sic Standbus, que vem falar, calma ai amigo, os contratos são feitos para serem cumpridos conforme entabulado, mas aconteceu algo, Inesperado, que tornou, ao longo do cumprimento obrigacional, um contrato desiquilibrado, protegendo os polos contratantes.

Obrigado pela participação tayna, forte abraço. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais