Buscar

Contexto histórico de trovadorismo

💡 3 Respostas

User badge image

Mari Senah

Trovadorismo foi a primeira escola literária da língua portuguesa, sendo a principal forma de expressão da poesia medieval do século XI até o século XIV. Porém, também se manifestou na música. Surgiu no sul da França, na região da Provença. Desta forma, muitos também a chamam de poesia provençal. 

Neste período, a Europa passava por várias invasões dos povos germânicos, o que estava gerando muitas guerras. Assim, surgiu o sistema econômico que foi chamado de feudalismo. No feudalismo apenas o senhor feudal era quem governava, pois possuía poderes totais sobre seus servos e vassalos. O senhor cedia terras a um vassalo que era quem cultivaria a terra e depois repassaria parte da produção ao senhor feudal. Os vassalos concordavam com isso, pois precisavam de proteção caso fossem atacados ou invadidos.

 

Além disso, nesta época a sociedade era dividida em três estamentos: a nobreza, o clero e a plebe, e, segundo a Igreja, cada um deles deveria cumprir um papel ordenado por Deus. Os nobres (bellatores) deveriam lutar, o clero (oratores) deveria orar e a plebe (laboratores) deveria trabalhar. O teocentrismo dominava na sociedade e o Deus da tradição católica era o centro e a justificativa de tudo, portanto a religiosidade foi um aspecto marcante da cultura medieval. A vida do povo estava voltada para os valores espirituais e a salvação da alma. Neste período eram frequentes as procissões e as Cruzadas, que eram expedições realizadas para libertar os lugares santos na Palestina.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Português.
O Trovadorismo foi a principal forma de poesia medieval do século XI até o século XIV, se manifestando também na música. Surgiu no sul da França, na região da Provença, e foi a primeira escola literária da língua portuguesa.

Na idade média, a Europa era invadida constantemente por povos germânicos, então guerras e batalhas erram comuns. O sistema econômico era o feudalismo, e a sociedade iniciava um processo de urbanização, e consequentemente a formação do comércio. Haviam 3 segmentos na sociedade: a nobreza, o clero, e a plebe, seu nascimento já determinada a qual deles você pertencia. A igreja católica possuía muito poder e influência, todos os valores da sociedade eram moldados pelos da mesma.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais