Buscar

Acordão, jurisprudência e súmula vinculante.

Qual(is) a(s) diferença(s) entre acórdão, jurisprdência e súmula vinculante?

💡 4 Respostas

User badge image

Mariana Santana

Acórdão é a decisão de um colegiado. Jurisprudência é a consolidação de um entendimento em determinado Tibunal, ou em vários deles. A súmula vinculante é a concretização da jurisprudência, levando aquele entendimento a um nível normativo ainda maior. 

3
Dislike0
User badge image

Dário Vaz Bacelar

Acórdão, como já bem explicitado, é a decisão proferida por um órgão colegiado, como os TJ estaduais, STJ, TRF etc.

Jurisprudência é o conjunto de decisões reiteradas sobre um mesmo tema. Não há um limite pré-definido de decisões para afirmar que criou-se uma jurisprudência. Por esse motivo o termo vulgarizou um pouco e qualquer julgado que deveria ser chamado de precedente passou a ser chamado de jurisprudência.

Súmula Vinculante é um enunciado elaborado pelo Supremo Tribunal Federal que sintetiza sua orientação jurisprudencial prévia. Diz-se vinculante pois todos os demais órgãos judiciais, bem como a Administração Pública de todas as esferas federativas, deverão obedecer à súmula.

"As súmulas só poderão emergir i) após reiteradas decisões (idênticas); ii) sobre normas acerca das quais haja controvérsia atual entre órgãos judiciários (não intraSTF, portanto) ou entre estes e a Administração; iii) desde que essa situação acarrete grave insegurança jurídica e, concomitantemente; iv) redunde em multiplicação de processos idênticos (quanto à matéria), causando um aumento desnecessário do volume de processos na Justiça. Há, ainda, um requisito adicional específico para os casos de pedido originado de Município: v) haver processo (judicial) em curso no qual o Município seja parte e discuta, incidentalmente, o tema que será objeto principal do processo de súmula vinculante." - André Ramos Tavares.

1
Dislike0
User badge image

Aline Lopes

O acórdão é a decisão de um processo específico, conforme ensinou o educador (2ª instância).

Jurisprudência: É quando o tribunal adota um posicionamento a respeito de uma matéria jurídica.

Uma súmula vinculante é um resumo da jurisprudência sobre certo assunto, levando-o a um entendimento maior.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais