Buscar

Oque é Quartis?

💡 1 Resposta

User badge image

Flávia Almeida

Na estatística descritiva, um quartil é qualquer um dos três valores que divide o conjunto ordenado de dados em quatro partes iguais, e assim cada parte representa 1/4 da amostra ou população. ... à diferença entre os quartis superior e inferior chama-se amplitude inter-quartil.

(Q1, Q2 e Q3): São valores dados a partir do conjunto de observações ordenado em ordem crescente, que dividem a distribuição em quatro partes iguais. O primeiro quartil, Q1, é o número que deixa 25% das observações abaixo e 75% acima, enquanto que o terceiro quartil, Q3, deixa 75% das observações abaixo e 25% acima. Já Q2 é a mediana, deixa 50% das observações abaixo e 50% das observações acima.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um quartil é um tipo de quantil . O primeiro quartil ( Q 1 ) é definido como o número do meio entre o menor número e a mediana do conjunto de dados. O segundo quartil ( Q 2 ) é a mediana dos dados. O terceiro quartil ( Q 3 ) é o valor médio entre a mediana e o valor mais elevado do conjunto de dados. Em aplicações de estatísticas como epidemiologia , sociologia e finanças , os quartis de um conjunto de dados classificados são os quatro subconjuntos cujos limites são os três pontos de quartil. Assim, um item individual pode ser descrito como "no quartil superior".

Existem métodos para verificar a existência de outliers na disciplina de estatística e análise estatística. Como é a idéia básica da estatística descritiva , ao encontrar um outlier , temos que explicar esse valor por meio de uma análise mais aprofundada da causa ou origem do outlier. Nos casos de observações extremas, que não são uma ocorrência pouco frequente, os valores típicos devem ser analisados. No caso de quartis, a Interquartile Range (IQR) pode ser usada para caracterizar os dados quando pode haver extremidades que distorcem os dados; o intervalo interquartílico é uma estatística relativamente robusta  em comparação com o intervaloe desvio padrão . 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais