Buscar

Qual a diferença de reforço positivo e reforço negativo?

💡 5 Respostas

User badge image

Hificlis Coutinho

Olá,

Primeiramente não se deve entender esses tipos de reforços como bom e ruim e sim lembrar de que reforço, no Behaviorismo, é o ato de reforçar um certo comportamento, aumentar a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer.

O Reforço Povitivo aumenta a possibilidade de um comportamento voltar a ocorrer adicionando um determinado estímulo. 

Ex.: Uma criança que grita na loja para que a mãe compre um brinquedo e para cessar o choro a mãe compra um brinquedo para aquela criança. Esse tipo de comportamento aumenta a probabilidade da criança voltar a fazer birra quando quiser algua coisa, a mãe esta reforçando o comportamento.

O Reforço Negativo aumenta a possibilidade de um comportamento voltar a ocorrer porem com a ausênia/retirada de um estimulo.

Ex.: O aluno finge estar com dor de cabeça para não fazer a lição de casa e os pais permitem que ele vá para cama sem fazer a lição. Esse é um tipo de Reforço Negativo, a lição é retirada e evitada fazendo com que reforce o comportamento. 

 

0
Dislike0
User badge image

Jady Martins De Mello

O reforço positivo ocorre quando uma recompensa é dada para o comportamento desejado. Por exemplo, alguém com uma fobia de dirigir pode conduzir o carro até a sua loja favorita. Compras na loja é o reforço positivo para o ato de dirigir. Reforço negativo ocorre quando algo desagradável é removido devido ao comportamento desejado. Por exemplo, alguém com uma fobia de cobras arruma um emprego em uma loja de animais e pode se tornar um especialista em aves para evitar lidar com as cobras.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Psicologia


O reforço negativo ocorre quando um certo estímulo (geralmente um estímulo aversivo) é removido depois que um determinado comportamento é exibido. A probabilidade de o comportamento específico ocorrer novamente no futuro é aumentada devido à remoção / evitação da consequência negativa.


O reforço positivo funciona apresentando um estímulo motivador / reforçador à pessoa após o comportamento desejado ser exibido, tornando o comportamento mais provável de acontecer no futuro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais