Buscar

Explique a importância da lipossolubilidade e da influência do pH na absorção dos fármacos.

💡 4 Respostas

User badge image

Rodolfo Duarte

o ph mais ácido serve pra ativar as enzimas de ação do fármaco e dissolver a cápsula q reveste o medicamento, a liposolubilidade do farmaco ajuda a ele a atravessas a membrana da celula, ja que é constituida de uma dupla camada fosfolipidica
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para entender os fatores por trás da solubilidade de um composto em outro, é necessário entender como a solubilidade funciona. Se considerarmos a mistura entre óleo e água, a dissolução não ocorre devido à natureza das interações intermoleculares nestes compostos.


Quando os fármacos necessitam de proteínas transportadoras para serem absorvidos deve-se considerar que compostos químicos de mesma natureza (ácido ou básicos) podem competir por essa proteína de transporte, sendo o fármaco de maior afinidade transportado e o de menor não, isso pode levar a redução da taxa (velocidade) ou grau (quantidade) da absorção.


A lipossolubilidade refere-se a capacidade de uma substância de se solubilizar em uma fase oleosa, ou a capacidade de se solubilizar em lipídeos, com isso espera-se que quanto maior for essa lipossolubilidade, mais facilmente o fármaco atravessa a membrana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais