Buscar

QUAIS AS FONTES DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO?

💡 3 Respostas

User badge image

Aléxia Kílaris

De acordo com o art. 38 do estatuto da Corte Internacional de Justiça (CIJ), são fontes do Direito Internacional 1) as convenções internacionais; 2) os costumes internacionais e 3) os princípios gerais de direito.

Convenções internacionais podem ser denominadas como tratados, acordos, pactos, etc. Geralmente são elaborados de maneira consensual entre os Estados e disciplinam matérias variadas. Exigem obrigatoriamente a forma escrita.

Costumes internacionais para serem tidos como tais precisam ter prova de tratar-se uma prática geral e precisam ser aceitos como uma conduta juridicamente válida, ainda que não escrita. Os costumes são práticas constantes, gerais, uniformes e vinculativas.

Os princípios gerais do direito são normas que preveem mandados de otimização que podem ser identificados até mesmo nas convenções internacionais.

1
Dislike0
User badge image

fernanda affonso

As fontes principais são determinadas pela ONU, em seu Estatuto da Corte (ou Tribunal) Internacional de Justiça, ver art. 38.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais