Buscar

como a família pode exercer influência no desenvolvimento humano?

como a familia pode exercer influência no desenvolvimento humano

💡 2 Respostas

User badge image

Jéssyca Carvalho

Diversos fatores influenciam no processo de desenvolvimento humano. Porém, são três os fatores considerados de influência determinante: HEREDITARIEDADE, AMBIENTE e MATURAÇÂO. Diante desse dado, é fácil notar que a família acaba sendo muito relevante no processo.

Inicialmente, considerando a família biológica do sujeito, é dela que ele herda seus caracteres genéticos, o que influencia desde a sua aparência física, até as doenças a que ele está mais ou menos propenso a desenvolver ao longo da vida. 

Na sequência, quando consideramos o ambiente em que vive o sujeito, a família novamente tem papel decisivo, uma vez que nela o indivíduo tem seus primeiros contatos sociais. Fatores relativos à família, tais como o Nível Socioeconômico, o grau de escolaridade, a personalidade, o estilo de vida, os gostos pessoais... Tudo isso influencia diretamente no desenvolvimento, uma vez que o indivíduo cresce nutrido pelo ambiente imediato que o cerca. 

Por fim, até mesmo na maturação a família desempenha um papel importante, considerando por maturação o desenvolvimento físico e cognitivo do indivíduo. Afinal, a maturação ocorre na interação entre o sistema biológico (corpo) e os estímulos que lhe são apresentados (meio). Como exemplo, pode-se citar o fato de aprender a engatinhar. Para desenvolver essa habilidade, o bebê precisa inicialmente ter desenvolvido certa firmeza nas pernas, braços e cabeça. Porém, essas características precisam estar aliadas a um ambiente que o estimule a desenvolver a referida habilidade. Por exemplo: colocar o bebê em um solo acolchoado, chamá-lo, animá-lo com estímulos visuais, sonoros, etc.

Diante do exposto, percebe-se que a família exerce papel imprescindível ao longo de todo o processo de desenvolvimento de um indivíduo.

4
Dislike0
User badge image

Jennifer Neris

O ser humano é um ser biopsicossocial. E a partir do nascimento o contato imediato normalmente é com a família, que é a principal responsável pelo desenvolvimento da criança nos primeiros ano de vida. A família, por sua vez, pode sofrer várias influências, seja socioeconomica, cultural, etnica, etc. Está ligado, além do fator genética, ao fator "ambiente", no qual o ser irá começar a se desenvolver a partir do meio em que vive. Por exemplo, uma família que tem condições inferiores, sem saneamento básico, escolaridade precária, etc. Essa criança terá prejuízos no seu desenvolvimento, enquanto uma criança que tem acesso a escola, saúde e lazer de qualidade, terá uma influência em seu desenvolvimento melhor. Lembrando que, o fator ambiente apenas INFLUENCIA no desenvolvimento, e NÃO o DETERMINA.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais