Buscar

estatística

Em um estado de avaliação de crescimento da população  de uma espécie de pássaros do cerrado, foram realizados n=50 de procedimento de captura e recaptura dos animais para o desenvolvimento de número médio de pássaros. Com base nos dados verificou-se uma média amostral igual a x=75 animais. Por estudos anteriores sabe-se que a variação de número de animais é o=10 animais. Diante disse estime qual o tamanho médio da população de pássaros naquela região adimitindo um nivel de significancia a 2%  

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática a teoria sobre o cálculo de intervalo de confiança para média quando a variância é populacional é desconhecida. Neste contexto, o intervalo de confiança \((IC)\) é calculado por meio da seguinte equação:

\(IC\left (\overline{X},1-\alpha \right)=\left [\overline{X}-z_{\frac{1-\alpha}{2}}\cdot s_{\overline{X}},\overline{X}+z_{\frac{1-\alpha}{2}}\cdot s_{\overline{X}} \right],\)

em que \(\overline{X}\) é a media amostral; \(\alpha\) o nível de significância; \(z\) o coeficiente obtida da tabela de distribuição normal; e \(s_{\overline{X}}=\dfrac{s}{\sqrt{n}}\), onde \(s\) é o desvio padrão da população e \(n\) o tamanho da amostra.

O procedimento de cálculo inicia-se com o coeficiente \(z\) e busca-se seu valor na Tabela de Distribuição Normal (para amostras com \(n<30\), utiliza-se a Tabela de Distribuição t de Student e no caso de \(n>30\), empresa-se a Tabela de Distribuição Normal), disponível em https://www.tudoengcivil.com.br/2014/10/tabela-de-distribuicao-normal.html (acesso 24 mai. 2018). Assim, para a primeira amostra:

\(\begin{align} z_{\frac{1-\alpha}{2}}&=z_{\frac{0,98}{2}} \\&=z_{\small{0,49}} \\&=2,32\overline6 \end{align}\)

Uma vez conhecido o coeficiente, calcula-se o intervalo de confiança:

\(\begin{align} IC\left (75;\text{ }0,98 \right)&=\left [75- 2,32\overline6\cdot\dfrac{10}{\sqrt{50}}; 75+ 2,32\overline6\cdot\dfrac{10}{\sqrt{50}} \right] \\&=\left [71,71;\text{ } 78,29 \right] \end{align}\)

Portanto, admintindo um nível de significância de \(2\text{ %}\), o intervalo de confiança é \( \boxed{IC\left (75;\text{ }0,98 \right)=\left [71,71;\text{ } 78,29 \right]} \).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Estatistica

Estatística I

UNICARIOCA

User badge image

Vitor Mendes

Question Icon

Estatistica

Estatística I

UNINTER

User badge image

Fabi Ju

Materiais relacionados

Outros materiais