Buscar

O que são as normas em branco ?

💡 2 Respostas

User badge image

Juniel Vilete

As normas em branco são leis que de certa forma estão incompletas, necessitando de uma complementação de outra lei (homogênea) ou portaria, decretos, resoluções (heterogênea). Exemplo: o art. 33 da lei 11.343/06 diz que transportar drogas é crime, porém não conceitua o que é droga, necessitando da Portaria n. 344/98/MS que faz este regulamento, estamos diante de uma norma branca heterogênea. Importante acrescentar que a Portaria por si só não aplica  pena, esta é a função da lei.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A norma penal em branco é aquela em que o tipo não descreve completamente o ato criminoso, sendo que, é preciso a complementação de outra norma para que haja a aplicação do tipo penal.

A norma penal em branco divide-se em homogênea e heterogênea. A primeira é aquela em que a fonte produtora da norma é a mesma que fez o tipo penal que será integrado. Por  exemplo, o crime de  Induzimento a erro essencial e ocultação de impedimento que tem como tipo  "Contrair casamento, induzindo em erro essencial o outro contraente, ou ocultando-lhe impedimento que não seja casamento anterior" precisa da norma integradora existente no Código Civil feito pela mesma fonte legislativa (Congresso Nacional), pois, caso contrário, não seria possível a aplicação desse tipo penal sem saber o que é um impedimento ou um erro essencial.

 

A norma penal em branco heterogênea é aquela em que a norma utilizada para integrar o tipo penal foi feita por uma fonte legiferante diferente. Por exemplo, o crime de tráfico de drogas (lei produzida pelo Congresso Nacional) que para haver a tipicidade deve ter a integração com a portaria 344 de 1998 da  Secretaria da Vigilância Sanitária (norma feita pelo Poder Executivo).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais