Buscar

Patologias desencadeadas por desfunção de organelas celulares.

💡 2 Respostas

User badge image

Amanda Freitas

A doença de Tay-Sachs se deve a uma insuficiência da hexosaminidase A, uma enzima hidrolítica vital, encontrada nos lisossomos, que decompõe os glicolipídeos. Quando essa enzima não funciona corretamente, os lipídeos acumulam-se no cérebro e interferem com os processos biológicos normais.

A silicose comumente afeta os mineiros, após anos de inalação da sílica presente no ar dos túneis e galerias. Essa doença se caracteriza pela lise de lisossomos dos pulmões, resultando na destruição dos alvéolos pulmonares.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Doença da Célula 1, que é derivada da insuficiência enzimática para fofosrização proteica no Aparelho de Golgi, levando a retardamento cognitivo e deficiência no crescimento do individuo. 


A deficiência nos Lisossomos pode levar a Leucodistrofia metacromatica, pela dificuldade dessa organela em metabolizar as moleculas, levando a um acumulo dentro das células.


A Miopatia das Mitocôndrias, tem como agente causador a mutação de seus genes e também dos genes do núcleo , originando uma patologia que geralmente ocorre quando o individuo é adulto, com sintomas clínicos como fraqueza nos musculos,inclusive os oculares,além de problemas neurológicos e complicações cardiacas.


A hipertrofia do Reticulo Endoplasmático Liso: é causada pelo uso indiscriminado de drogas, ocorrendo um aumento dessa organela nos hepatocitos, onde ocorre a metabolização dessas substancias.

fonte:https://prezi.com/iucksup80a9v/hipertrofia-do-reticulo-endoplasmatico-liso/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais