Buscar

Tensão nominal (kV): 60kV. (É a tensão que está sendo testada). Resultado das testes das tensões: 52 kV; 53,3 kV; 53,80 kV e 53 kV

Você é um tecnólogo em radiologia responsável pelo setor do radiodiagnóstico de um hospital de grande porte. Os médicos radiologistas estão questionando a qualidade das imagens, reclamando que algumas imagens estão muitos claras e outras estão escuras (enegrecida). Você vai conversar com os operadores dos equipamentos de raios X e conclui que as técnicas e procedimentos utilizados estão corretos. Falta investigar o equipamento de raios X. O hospital tem o setor de engenharia clínica que executa alguns testes para avaliar a tensão do tubo (kV)  e obtém como resultado os seguintes valores.

 

Tensão nominal (kV): 60kV. (É a tensão que está sendo testada).

Resultado das testes das tensões: 52 kV; 53,3 kV; 53,80 kV e 53 kV

 

PERGUNTA 1: Qual teste você deve aplicar nos valores fornecidos pelo setor de engenharia clínica?

 

PERGUNTA 2: Qual a periodicidade dos testes citados acima?

 

PERGUNTA 3: Com base nos resultados dos testes aplicados, o equipamento está aprovado ou reprovado? (Não precisa mostrar os cálculos, só os resultados finais e a conclusão se aprovado ou reprovado)

💡 12 Respostas

User badge image

Leonardo Rabelo

PERGUNTA 1: Qual teste você deve aplicar nos valores fornecidos pelo setor de engenharia clínica?

R:

Com o uso constante do equipamento, é necessário verificar a qualidade do mesmo se haja alguma falha que possa atrapalhar no exame, com base nisso é de extrema importância verificar o (KVP) e o tempo (T), para que possa se obter resultados que determina se o tubo está em condições estáveis. Para isso é necessário por parte da engenharia clinica executar os seguintes testes no equipamento:

Reprodutibilidade: O processo de reprodutibilidade é o valor máximo de kVp pelo tempo de exposição, junto do valor mínimo de kVp. Nesse teste é possível obter a o pico de corrente que está no tubo. De acordo com a Portaria MS 453/98 deve haver uma variação máxima de até ± 10 % entre as tensões e uma reprodutibilidade de ± 10 %. Isto é, quando se seleciona 80 kVp, pode haver uma variação no feixe na faixa de 72 até 88 kVp.

Linearidade: O teste de linearidade é possível identificar se as correntes aplicadas de (mAs e MA) mantém o mesmo valor. É usado o valor máximo de kerma e o valor mínimo, com esse teste é possível obter uma informação do rendimento do tubo e se o mesmo está mantendo mesma tensão da corrente e da exposição.

Com base nos valores apresentados das tensões 52 kV; 53,3 kV; 53,80 kV e 53 kV, é possível chegar a conclusão se o teste de exatidão foi reprovado ou aprovado. É importante por parte da engenharia clinica realizar o acompanhamento do equipamento, e até mesmo o profissional informar quando perceber que o tubo não está apresentando uma boa qualidade no exame por algum fator técnico que possa estar corrompido, e necessita de um teste de exatidão para analisar o que está causando a falha.

PERGUNTA 2: Qual a periodicidade dos testes citados acima?
R:
Os testes devem ser realizados de acordo com a necessidade, segunda a legislação, quaisquer modificações a serem introduzidas nas dependências do serviço ou nos equipamentos de raios x. Reprodutibilidade de ± 10 %, sendo que os testes de exatidao devem estar dentro dos parametros em uma margem de 10%.

PERGUNTA 3: Com base nos resultados dos testes aplicados, o equipamento está aprovado ou reprovado? (Não precisa mostrar os cálculos, só os resultados finais e a conclusão se aprovado ou reprovado)
R:Tensão nominal (kV): 60kV (Tensão testada no equipamento.
52 kV - Reprovado
53,3 kV -  Reprovado
53,80 kV - Reprovado
53 kV - Reprovado
Exatidao= 11,5% reprovado
Reprodutibilidade = 3,2% aprovado.
Com base nos valores obtidos, chegamos a conclusão que o aparelho não está dentro dos critérios de avaliação.

 

3
Dislike0
User badge image

Rafael Couto

Leonardo Rabelo tudo bem? 

Cara você teve essas respostas já? Estava precisando também, está dificil acha-lás

1
Dislike0
User badge image

Rafael Couto

Ótimo Leonardo, só essa 3 que estava me matando, obrigado
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais