Buscar

Alguém sabe as características do racionalismo e do empirismo?

Características do racionalismo e do empirismo?

💡 3 Respostas

User badge image

Calvin Campos

O racionalismo foi uma corrente filosófica cujo maior percursor foi René Descartes e se basei num apelo da razão, onde a razão é a principal explicação para os fenômenos que se apresentam.

O empirísmo entretanto, foi liderado pelos filósofos John Lock, David Hume e Francis Bacon. Consiste em uma teoria epistemológica que indica que todo o conhecimento é um fruto da experiência e por isso, uma consequência dos sentidos. A experiência estabelece o valor,  a origem, e os limites do conhecimento.

Sendo uma teoria que se opõe ao racionalismo, o empirismo critica a metafísica e conceitos como os de causa e substância. Segundo o empirismo, a mente humana é uma "folha em branco" ou uma "tábula rasa", onde são gravadas impressões externas. Por isso, não reconhece a existência de ideias natas nem do conhecimento universal.

7
Dislike0
User badge image

iara

Racionalismo é uma corrente filosofica qur iniciou com a definiçao do racicinio como uma operaçao mental, discursiva e logica que usa uma ou mais proposiçoes para extrair conclusões. Ja o empirismo é tudo aquilo que é empirico, ou seja, que voce aprende por experiencias do dia a dia.
1
Dislike0
User badge image

Patricia Nicolau

Boa tarde ! De que forma essas duas correntes veem o inatismo ??
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais