Buscar

Resistência dos materiais

  1. Considerar um arame feito de níquel com 2,0 mm de diâmetro e 30 m de comprimento. Calcular o seu alongamento quando uma carga de 300 N é aplicada. Admitir que a deformação fosse totalmente elástica.

 

  1. Qual é a carga máxima que pode ser aplicada a um corpo de prova de aço com uma área de seção reta de 130 mm² sem que ocorra uma deformação plástica?
  2. Se o comprimento original do corpo de prova é de 76 mm, qual é o comprimento máximo para o qual ele poderá ser esticado sem a ocorrência de uma deformação plástica?

 

  1. O gráfico a seguir é um ensaio de tração para um corpo de prova de magnésio de comprimento inicial de 50,8 mm e diâmetro de 12,7 mm. Determinar:
  2. Tensão de escoamento a 0,2%
  3. Limite de resistência a tração
  4. Alongamento percentual, se o comprimento total do corpo de prova era 52,61 mm;
  5. Redução percentual da área, se o diâmetro final era de 11,74 mm;
  6. Tensão na fratura;
  7. Módulo de resiliência.

 

 

 

 

 

  • Uma placa de ferro fundido cinzento, medindo 250 x 250 x 60 mm é submetida a ensaio de compressão. O limite de resistência à compressão do material é de 24 kgf/mm² e a deformação medida no instante da ruptura foi de 0,05 mm/mm. Calcular a carga total para produzir a ruptura do corpo de prova e contração do mesmo.

 

  • Um corpo de prova de uma liga de latão possui um módulo de elasticidade de 110 GPa. Suas dimensões são 15,20 mm de diâmetro de 380 mm de comprimento. Uma forca F é aplicada sobre esse corpo provocando um alongamento de 1,9 mm. Determinar a força na qual está submetida a amostra.
  • Um corpo de prova de uma liga de Níquel, possui módulo de elasticidade de 207 GPa e possui diâmetro de 10,2 mm e irá sofrer apenas deformação elástica com uma carga de tração de 8900 N. Calcule o comprimento máximo do corpo de prova se o alongamento máximo admitido foi de 0, 25 mm.
  • O gráfico a seguir é um ensaio de tração para um corpo de prova de magnésio de comprimento inicial de 50,8 mm e diâmetro de 12,8 mm. Determinar:

 

  1. Limite de resistência a tração
  2. Tensão de escoamento a 0,2%
  3. Módulo de elasticidade

💡 4 Respostas

User badge image

Mauro Angelo

obrigado .. ajudou bastante 

1
Dislike0
User badge image

leandro vieira

CADE A RESPOSTA

0
Dislike0
User badge image

Rafael Lemos

asdadasdasdasdadasdasdadasdasdasdadasdasdadasdasdasdadasdasdadasdasdasdadasd

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais