Buscar

Dentre os economistas clássicos destacam-se Adam Smith e David Ricardo. Suas principais contribuições teóricas foram, respectivamente?

💡 4 Respostas

User badge image

Lucas NR

 

Prezada, Boa Noite!

As contribuições do filósofo Adam Smith (1723-1790) e destacável a Teoria econômica: cujo objetivo foi a análise de fenômenos como a acumulação de riqueza; a divisão do trabalho e o valor sobre bens e produto; Teoria do valor-trabalho: no qual representa a ideia de que em todas as sociedades, o processo de produção pode ser reduzido a uma série de esforços humanos.

Em relação ao filosofo (1772 -1883) destaca se a Teoria da renda: no qual decorrer o estudo da desproporção entre o crescimento da população e o da produção de alimentos; Teoria do valor: no qual supõe que em toda e qualquer troca de mercadorias tende a haver uma troca de quantidades iguais de trabalho, utilizado na sua produção; A teoria das vantagens comparativas: no qual cada país tende a se especializar nos ramos em que tem maiores vantagens, isto é, em que seus custos de produção são menores do que os de seus concorrentes.

Atenciosamente

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As principais contribuições teóricas do economista clássico Adam Smith dizem respeito a uma série de entendimentos novos acerca do funcionamento da economia e sua evolução. Primeiramente, Smith formulou a ideia de que a divisão do trabalho se mostrou como uma das principais ferramentas para o desenvolvimento da economia de mercado, além de ter argumentado que são os interesses individuais de cada um que promovem o bem-estar geral da sociedade. Sendo assim, na visão de Smith a liberdade econômica, traduzida na ideia de "mão invisível" do mercado seria a melhor forma para o desenvolvimento do sistema econômico. Por outro lado, o economista clássico David Ricardo, postulou sobre a distribuição do excedente produzido entre lucros e salários, defendeu que as taxas de lucros são decrescentes, tendo em vista que o sistema sempre caminha para exaurir todas as possibilidades de produção da terra, além de ter formulado teorias de comércio internacional afirmando que os países deveriam especializar-se na produção dos produtos que tivessem maiores vantagens em relação aos outros países.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais