Buscar

Qual conceito fundamental de Piaget?

💡 5 Respostas

User badge image

Erique Victor

• A hereditariedade: herdamos um organismo que amadurece em contato com o meio ambiente, uma série de estruturas biológicas que favorecem o aparecimento das estruturas mentais. Como consequência infere que a qualidade da estimulação interferirá no processo de desenvolvimento da inteligência.

• A adaptação: possibilita ao indivíduo responder aos desafios do ambiente físico e social. Dois processos compõem a adaptação, ou seja, a assimilação (uso de uma estrutura mental já formada) e a acomodação (processo que implica a modificação de estruturas já desenvolvidas para resolver uma nova situação).

0
Dislike0
User badge image

Raphael Brandão

Olá!

Olha, são tantos os fundamentais! Entretanto, acho que um bem observado é a construção da inteligência. Piaget, no decorrer de tanta literatura produzida, nos remete à ideia dos estágios intelectuais da criança, e no raciocínio adulto. Ele nos conta como a inteligência aparece, que é inclusive modificada a partir da interação indivíduo-meio. Através do movimento organização-adaptação, os estágios e sub-estágios vão aparecendo, que são muito mais do que marcadores arbitrários de desenvolvimento, mas sim, formas de organização do próprio pensamento.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo foi uma progressiva reorganização dos processos mentais resultantes da maturação biológica e da experiência ambiental. Ele acreditava que as crianças constroem uma compreensão do mundo ao seu redor, experimentam discrepâncias entre o que já sabem e o que descobrem em seu ambiente e, em seguida, ajustam suas ideias de acordo.


Além disso, Piaget afirmou que o desenvolvimento cognitivo está no centro do organismo humano, e a linguagem é contingente ao conhecimento e à compreensão adquiridos através do desenvolvimento cognitivo. O trabalho anterior de Piaget recebeu a maior atenção. Salas de aula centradas na criança e " educação aberta " são aplicações diretas dos pontos de vista de Piaget.


Apesar de seu enorme sucesso, a teoria de Piaget tem algumas limitações que Piaget se reconheceu: por exemplo, a teoria suporta estágios mais agudos ao invés de desenvolvimento contínuo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais