Buscar

PRECISO DO Relatório contendo as reflexões referentes aos 13 textos ( 1 ATIVIDADE--ARTES VISUAIS //INTRODUÇÃO A DOCENCIA

💡 2 Respostas

User badge image

Edneia Rocha

obrigada
2
Dislike0
User badge image

valdineia backes

1 INTRODUÇÃO

As reflexões foram desenvolvidas com base nos textos presentes no Livro Texto da Disciplina Prática de Ensino – Introdução à Docência. Nele, estão destacadas as seguintes publicações:
 

2 REFLEXÕES DOS TREZE TEXTOS

Proposta de ler e fazer a reflexão dos treze textos.
 

2.1 Educação? Educações: aprender com o índio

A escola é vista como a principal fonte de educação, porém a educação deve vir de casa, os pais devem ser praticantes da educação. A educação pode estar presente em qualquer lugar, ela é passada de uma geração a outra, como na educação indígena que quem sabe faz para quem não sabe aprender, ou seja, todos de alguma forma, passar a ser educadores, onde todos aprendem para serem formados na sua vocação. Enfim, a educação é preparação da criança para uma civilização em mudança.

 

2.2 O fax do Nirso

Atualmente o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo, por isso, as pessoas tentam se aperfeiçoar e buscar novos conhecimentos, mas nem sempre é assim, muitos buscam apenas um diploma, um certificado para acrescentar ao curriculum e se esquecem que a competência e o talento  que um indivíduo possui é o verdadeiro patamar para o sucesso, como no caso do “Nirso”. Porém, para o “Nirso” passar de vendedor a presidente da empresa ele necessitaria de preparo, ainda hoje, a educação é exigência para assumir cargos de maior relevância e há sempre a necessidade de seguir atualizando-se.

2.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

Toda verdade é relativa, ou seja, a escola nos ensina que o professor é um grande formador de opiniões, muitas vezes sem deixar os alunos terem a liberdade e o direito de opinar, para tudo existe uma segunda opinião, na qual deve ser trabalhado e quem sabe discutido em sala, fazendo o aluno raciocinar e discernir propostas e possíveis soluções.

2.4 Uma pescaria inesquecível

Como narra o texto é preciso ser e agir com ética em todas as situações, o pai poderia permitir que o filho levasse vantagem em ficar com o maior peixe que o menino já havia pescado, mas não fez, pois o pai ensinou ao filho a lição de agir corretamente sempre, em qualquer circunstância mesmo que não estivesse sendo observado, enfim, a ética é a base do caráter e da moral de um indivíduo.
 

2.5 A Folha Amassada

É intrigante observar como o comportamento das pessoas são diferentes, portanto sempre haverá aquele aluno explosivo, ou um professor que está num mal dia, pois algumas ações são totalmente repentinas, porém, devemos ter sempre o devido cuidado para não agredir as pessoas por palavras ou ações, no caso, se for rude, pode afetar o inconsciente da pessoa que está sendo ofendida e ela nunca mais voltar a ser a mesma, ou você nunca mais conseguir concertar o que foi “quebrado”.

  2.6 A Lição dos Gansos

As pessoas em geral são formadoras de grupos, em um ambiente social ninguém vive sozinho, vivemos em comunidade e precisamos uns dos outros. No trabalho, tudo o que é feito em grupo é favorável pois um auxilia o outro e levando menos tempo até o processo final, também é necessário um líder (presidente) para que possa motivar e encorajar aos demais, e sempre nos mostrar prestativos, principalmente nos momentos difíceis.

2.7 Assembleia na Carpintaria

De fato é mais fácil observar os defeitos e comentá-los do que falar sobre as qualidades do nosso colega, devemos ter em mente que temos muitos defeitos também, mas as qualidades nos prevalecem, sendo assim, temos de exaltar as qualidades e habilidades de cada um e, na medida do possível, trabalhar em equipe  para aprimorar o desenvolvimento e os saberes do grupo.
 

2.8 Colheres de Cabo Comprido

Trabalhar em equipe, eis uma tarefa quase impossível, é difícil, pois as pessoas são diferentes, alguns são individualistas, pensam em seu próprio “eu”, já outros tem certa facilidade, pois respeitam as opiniões alheias e confiam umas nas outras. Como o texto reflete no céu um trabalho em equipe feliz e no inferno grupos individualistas infelizes, acontece o mesmo em empresas, uma empresa de sucesso é aquela na qual o grupo trabalha em equipe, sendo solidários uns aos outros, já uma empresa fracassada é aquela com grupos isolados, com pessoas puxando o “tapete” do colega para conseguir usufruir o maior cargo, olhando para seu próprio “umbigo” e não lutando pelo bem comum, nem mesmo pela empresa.
 

2.9 Faça parte dos 5%

Podemos observar que 5% é pode ser considerado uma metáfora, pois quem tem força de vontade e empenho, terá muito sucesso ao longo da vida, sabemos que em pequenos ou grandes grupos, sempre haverá aquelas pessoas que se destacam mais por possuírem mais facilidade de aprendizado, ou por gostarem do que estão fazendo, mas isso não implica aos demais de se esforçarem para chegar no objetivo comum. Dessa forma o texto nos faz refletir que a porta estará aberta para todos que optarem em ficar entre os “5%”.
 

2.10 O Homem e o Mundo

Atitudes ou escolhas erradas dos homens, podem afetar o mundo. Focamos muito na mudança do mundo, buscamos soluções para muitas coisas e talvez não prestamos atenção de que o problema ou a solução está no próprio homem. Esse texto nos faz refletir que, nós seres humanos somos capazes de consertar ou até destruir o mundo com nossas próprias mãos.
 

2.11 Professores Reflexivos
 

Ter a capacidade de direcionar o esforço para o que realmente é importante para a escola ou causa a que nos propomos, devemos sempre assumir o lugar do próximo e enxergar a partir dos olhos dos outros, como recepcionar alunos remanejados ou transferidos para que se sintam acolhidos. Ter comprometimento com resultados, ser flexível sem ser fraco, ter autoridade sem ser autoritário, saber expressar-se, ter comunicação clara e objetiva, saber ouvir e entender os medos, anseios, dúvidas e pontos de vista das outras pessoas. As vezes criamos grandes expectativas que não são correspondidas, porém, de tudo podemos tirar uma lição, entender que possuímos limitações e que elas não devem ser ignoradas ou escondidas.

  2.12 Um Sonho Impossível?

Muitos pais, devido as desigualdades sociais tiram seus filhos da escola para trabalhar, acham que a criança não tem interesse no estudo por tirarem notas baixas, porém cabe aos educadores tornar a escola mais acessível e adequada às necessidades dessas crianças, é importante criar aulas de reforço e convidar os pais para acompanhar a vida escolar dos filhos, contribuindo para a escola o combate a evasão escolar.

2.13 Pipocas da Vida

No decorrer da vida enfrentamos situações de fogo e temos sempre escolhas a fazer: aguentar as pancadas, os obstáculos, as impunidades, mudar e encarar o novo ou continuar do mesmo jeito sem experimentar coisas diferentes. A realidade vivida diariamente nos prepara para o pior, as pessoas geralmente têm medo do novo e evitam situações que fujam do cotidiano, porém, tudo na vida se transforma e cabe a nós nos transformarmos e sermos felizes ou permanecer como os piruás, sem expectativa de vida e relutantes ao novo.
 

3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANTUNES, C. 10 Histórias Exemplares. In: Coleção Grandes Autores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2004. 1 videodisco.
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003. p. 7-10.
ALVES, R. A pipoca. In: O amor que acende a lua. Campinas: Papirus, 1999. p. 54-57.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. In: Coleção Primeiros Passos. 28ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
CRUZ, C. H. C. Competências e Habilidades: da proposta à prática. Coleção Fazer e Transformar. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 2002.
HAIDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. 7ª ed. São Paulo: ática, 2002.
LENFESTEI, J. Histórias para aquecer o coração dos pais. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
RAMOS, M. N. Da Qualificação à Competência: deslocamento conceitual na relação trabalho-educação. Niterói: UFF, 2001.
ROSA, G. Grande Sertão: Veredas. 33ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais