Buscar

Qual a teoria adotada pelo Direito Civil brasileiro, no que diz respeito à posse? - Carla Lopes Paranagua

💡 2 Respostas

User badge image

Juliana Gomes

À luz do que prescreve o artigo 1.196 do Código Civil de 2002, entende-se ter havido a consagração da teoria objetiva de Ihering, reconstruída na perspectiva do princípio da função social.

A teoria de Savigny, entretanto, ainda se faz presente em alguns pontos do direito civil, ou seja, embora a teoria subjetiva não traduza a matriz de nosso sistema, influencia determinados pontos a exemplo do instituto da usucapião.

Art. 1.196CC/02 Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade..

(Questão formulada com base na aula expositiva do Prof. Pablo Stolze)

1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Nosso CC/02 adota a Teoria Objetiva (Ihering), não exigindo a apreensão física da coisa ou a vontade de ser dono para caracterização da posse, bastando a conduta de proprietário, nos termos do art. 1.196, CC:

Art. 1.196. Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais