Buscar

Nos termos do quanto determina o inc. XI do art. 5º da CF...

"a casa é asilo inviolável do indivíduo , ninguém nela podendo penetrar sem o consentimento do morador, salvo em caso de:

 

a) flagrante delito ou desastre.

 

b) por ordem policial a qualquer hora do dia.

 

c) flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou , em qualquer horário, por determinação policial.

 

d) flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial transitada em julgado.

💡 8 Respostas

User badge image

Rafael Torres

A alternativa ''A''reproduz duas hipoteses em que o art. 5, inciso XI disserta como cabível. Ja a alternativa ''D'' encontra-se incorreta quando afirma ser necessario o transito em julgado, por se tratar de uma mera decisao, nao necessita ocorrer o transito em julgado para surtir efeitos.

2
Dislike0
User badge image

Rafael Torres

A alternativa ''A''reproduz duas hipoteses em que o art. 5, inciso XI disserta como cabível adentrar no domicílio. Ja a alternativa ''D'' encontra-se incorreta quando afirma ser necessario o transito em julgado, por se tratar de uma mera decisao, nao necessita ocorrer o transito em julgado para surtir efeitos.

2
Dislike0
User badge image

Carol

Está disposto no art. 5, XI, da Constituição da República.
"a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial".

Portanto a inviolabilidade do domicílio é direito previsto no ordenamento constitucional. " Protege-se a esfera íntima individual e familiar; torna-se indevassável o lar. Evidente que se a polícia está no encalço de criminoso que se encontra em flagrante delito "a definição de flagrante delito é aquela prevista no Código de Processo Penal, conf, arts. 301 a 310", o fato de adentrar este em residência não impedirá a ação policial. Igualmente um incendio (desabamento, uma catástrofe,outra) autorizam o ingresso em residência, mesmo sem a permissão do morador. Quanto a "prestação de socorro ", é necessário que haja, efetivamente, uma necessidade de tal espécie e que a pessoa a ser socorrida esteja impossibilitada, por si, de reclamar a citada ajuda. Os demais casos que permitem a violação do domicílio somente são verificáveis à vista de ordem judicial, efetivando-se aquela durante o dia".

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais