Buscar

De acordo com Friedman é possível que a taxa de desemprego seja mantida abaixo do seu nível natural? Explique.

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Não, Pode-se notar que uma política monetária expansionista aumenta a taxa de inflação e reduz o desemprego enquanto os trabalhadores são enganados, após o que a condição inicial dos desempregados retornou para onde sua satisfação foi maximizada.


De fato, o sistema tende a esse equilíbrio estável e ao nível de desemprego natural. Se isso for factível, não haverá troca entre inflação e desemprego, já que o sistema estará sempre a longo prazo abaixo da taxa natural de desemprego, independentemente da taxa de inflação. Tal afirmação frustrou o dilema que os economistas enfrentaram nos anos 50e 60, escolhendo entre baixas taxas de inflação ou desemprego.


Com base na teoria econômica, Friedman e Edmund Phelps concluíram que a noção de compensação de longo prazo entre inflação e desemprego era ilusória. A proposta é a seguinte: No longo prazo, a economia se moverá em direção à taxa natural de desemprego, independentemente da taxa de inflação. Embora possa haver uma lacuna de curto prazo entre a inflação e o desemprego, não há lacunas de longo prazo.

fonte:https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2013/10/21/gabarito-extraoficial-bacen-2013-analista-economia/

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais