Buscar

como calcula uma resistencia composta?

💡 1 Resposta

User badge image

Vitor de Almeida Sofia

como assim você pode ser mais claro
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre Resistência dos Materiais, em especial sobre seções compostas.

Quando lida-se com seções compostas por mais de um material, para a análise estrutural, faz-se necessário calcular a seção homogeneizada, isto é, a seção equivalente à original, porém formada de apenas um material.  Para tanto, calcula-se uma razão modular, \(\alpha_E\), que consiste no quociente entre os módulos de elasticidade dos materiais e multiplica-se as dimensões do material transformado por tal razão, obtendo, dessa forma, uma seção com material uniforme. 

Para exemplificar, suponha uma seção formada por aço e concreto. Sendo \(E_c\) e \(E_s\) os módulo de elasticidade longitudinal do concreto e do aço, respectivamente, a razão modular é dada pela equação abaixo:

\(\begin{align} \alpha_E=\dfrac{E_s}{E_c} \end{align}\)

Daí, basta multiplicar as larguras de concreto pela razão modular, \(\alpha_E\) e, sobre a seção obtida, calcula-se todos os parâmetros geométricos de resistência. Vale lembrar que, nesse caso, a seção transformada é composta inteiramente de aço.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais