Buscar

Porque duas fontes de luz quando se encontram aparecem pontos escuros?

Fisica IV - ondas eletromagneticas

💡 5 Respostas

User badge image

Elias Campos

sai dai doido kkk

1
Dislike0
User badge image

Ygor Rios

A luz tem característica dual (partícula-onda), certo? Então. O comportamento da luz quando partícula explica alguns fenômenos. Já o comportamento quando onda explica outros fenômenos. Como você não disse mais coisas sobre o problema, fica difícil falar especificamente. Mas basicamente, quando duas ondas eletromagnéticas se encontram, elas podem sofrer interferência construtiva ou destrutiva. Na construtiva, é como se as luzes se somassem, ficando mais forte o resultado já que os comprimentos de onda se somaram. Já na destrutiva acontece o contrário e é como se a luz diminuisse uma da outra, já que os comprimentos de onda interagiram destrutivamente. Mas como isso acontece? Olhando uma onda, ela tem picos e vales se repetindo. Imaginando duas ondas caminhando no ar saindo de dois lugares distintos, se o pico de uma onda se encontrar com o vale da outra onda então nesse lugar vai aparecer ponto escuro por haver interferência destrutiva. Já quando essas duas ondas se contrarem de modo que o pico de uma onda encontre com o pico da outra onda, ocorrerá a interferência construtiva. Para explicar melhor tem que saber qual o experimento, se tem difração ou não, etc. Mas basicamente é isso, interação de ondas eletromagnéticas.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Porque duas fontes de luz quando se encontram aparecem pontos escuros?

Fisica IV - ondas eletromagneticas

#Eletromagnética


Esse fenômeno pode ser chamado de coerência, pois quando duas fontes de luz se encontram teremos uma figura de interferência, que são os pontos escuros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais