Buscar

O nome do músculo ESTERNOCLEIDOMASTÓIDEO informa:

💡 4 Respostas

User badge image

leticia sinno

É o musculo q vai do osso esterno ate o processo mastoide
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre anatomia humana, mais especificamente sobre anatomia do sistema locomotor, que envolve o estudo dos ossos, cartilagens, ligamentos; a localização, inserção, ação e inervação dos músculos e entre outras estruturas.
Grande parte dos músculos esqueléticos estão fixados direta ou indiretamente aos ossos, cartilagens, ligamentos ou fáscias ou a essas estruturas juntas. Podendo, também, estar fixados a pele, órgãos e mucosas. Apesar dos músculos serem órgãos de locomoção, também fazem sustentação estática, dão forma ao corpo e fornecem calor. Para medir o comprimento de um músculo avalia-se a distância entre suas inserções, ou seja, engloba o ventre e os tendões.

O músculo esternocleidomastóideo (ECM) forma a região esternocleidomastóidea. Ele divide a parte lateral do pescoço em regiões cervical anterior e lateral, também chamado de trígonos cervical anterior e lateral do pescoço. Este é largo e possui duas cabeças. A lâmina superficial da fáscia cervical forma uma bainha para envolve-lo.


O músculo ECM fixa-se superiormente: na face lateral do processo mastoide do temporal e metade lateral da linha nucal superior. Inferiormente: na face anterior do manúbrio do esterno cabeça clavicular: face superior do terço médio da clavícula.

É inervado pelo nervo acessório (NC XI, motor); nervos C2 e C3 (dor e propriocepção).

Pode haver, com frequência, no início da flexão ou extensão a participação de músculos sinérgicos menores e/ou de contração excêntrica que é o relaxamento controlado do músculo, cedendo gradualmente à gravidade, auxiliando na força e a amplitude do movimento iniciado.


Quando ocorre ação unilateral, o pescoço é fletido para o lado e faz rotação da cabeça aproximando a orelha do ombro ipsilateral, ao mesmo tempo eleva e faz rotação do mento contralateralmente. A contração bilateral com a cabeça e o pescoço fixados faz elevação das clavículas e do manúbrio, consequentemente, das costelas anteriores. Isso faz com que atuem como músculos acessórios da respiração, ajudando o movimento em alavanca de bomba da parede torácica.

Para fazer a avaliação desse músculo, deve-se girar a cabeça para o lado oposto com uma contra resistência, que deve ser mão contra o mento. Pode-se ver e palpar o músculo ECM quando sua ação for normal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais