Buscar

como ocorre a solução tampão de bicarbonato?

explique como isto ocorre.

💡 4 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

É o principal sistema tampão do organismo. Observe que as reações químicas deste sistema tampão obedecem à quantidade existente de substrato e acontecem ao mesmo tempo no sangue e nos túbulos renais. Quando íons H são adicionados ao organismo, combinam-se com o HCO3- do plasma, formando H2CO3, que se dissocia em água e CO2, o qual pode ser removido pelos pulmões. Neste sistema, o pH do líquido extracelular é controlado pela eliminação ou recuperação de HCO3 pelos rins e remoção de CO2 pelos pulmões.

H+ HCO3 ↔ H2CO3 ↔ CO2 + H2O

Fonte:Riella, M. C., Pachaly, M. A., & Riella, M. C. (2003). Metabolismo ácido-básico. Riella MC. Princípios de nefrologia e distúrbios hidroeletrolíticos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Mais no artigo: http://xa.yimg.com/kq/groups/29904052/1619974082/name/011riea.pdf

3
Dislike0
User badge image

Israel Costa

Entende-se por solução tampão aquela que não sofre alteração quando em contato com soluções ácidas ou básicas, tudo se explica pela sua composição. Existem basicamente dois tipos de tampão. Um deles é formado por uma mistura de ácidos fracos e base (par ácido/base), como por exemplo, H2CO3/HCO-3 (ácido carbônico/bicarbonato). O outro tipo de tampão é composto por espécies anfotéricas. Essas espécies em algumas soluções apresentam comportamento de ácido e noutras soluções, comportamento de base. Daí o porquê da solução tampão não ser alterada na presença de acidez ou basicidade. 

Agora que já sabe o que é uma solução tampão, vamos saber como ela se faz presente em nosso corpo. Os pares ácido-base são muito comuns no organismo. O tampão composto por ácido carbônico/bicarbonato ajuda a controlar o pH sanguíneo. 

Mas por outro lado, o efeito tampão pode causar danos à saúde. Se você é um praticante de esporte precisa saber disso: em razão dos intensos exercícios físicos, seu organismo libera grandes quantidades de ácido láctico na corrente sanguínea, o sangue então se torna ácido (pH < 7). Se o efeito tampão não liberar base bicarbonato suficiente para neutralizar esta acidez, o indivíduo sofrerá de “acidose”. Os sintomas iniciais podem ser a cefaleia (dor de cabeça) e a sonolência. 
E não é só a acidez que nos traz danos, o excesso de bases no corpo também causa doenças como a “alcalose”, por exemplo. Sabe aquela respiração ofegante de quem respira muito rápido? Ela é responsável pela saída de grande quantidade de dióxido de carbono (CO2) do corpo, um déficit deste ácido no sangue implica numa diminuição da acidez no mesmo. Quando o sangue se torna básico (pH > 7), surge a alcalose. Os sintomas da doença são: confusão mental, enjoos, náuseas, tremores, espasmos musculares e inchaço no rosto. 

2
Dislike0
User badge image

Carla Natalia

Para tentar evitar o processo de exaustão (fadiga), as células de bicabornato são lançadas na corrente sanguínea com o objetivo de tamponar (efeito tampão) a produção de H+, tentando assim manter o PH entre 6,5 e 7.1.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais