Buscar

História geral da economia

Alexis de Tocqueville (1805—1859), em Paris, participou de um movimento que eclodiu quando o rei Calos X tentou suspender a liberdade de imprensa e dissolver a Câmara dos deputados. Ocorreram greves, protestos e confrontos armados. O rei acabou por abdicar e o poder passou para o duque de Orléans, Luís Felipe. Uma onda de revoltas por toda a Europa ocorreu.

 

Assinale, a seguir, o nome pelo qual ficou conhecido o evento político descrito acima e do qual, participou Alexis de Tocqueville.

 

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Trata-se da revolução de 1848, mais conhecida como Primavera dos Povos.  Esse evento foi um marco porque Tocqueville defendeu posições liberais, onde apoiou a liberdade da imprensa, a libertação dos escravos, o que traduziu a sua visão e interesse quanto ao Estado despótico. 

É um movimento que faz parte de um período revolucionário maior, que se espalhou pela Europa (Alemanha, Hungria, República Tcheca, a Áustria e mesmo entre os diversos povos italianos, que ainda não formavam uma Itália unificada) no mesmo ano de 1848 que chamamos de Primavera dos Povos.

Na França o movimento tinha um caráter republicano e desejava combater ofortalecimento do Estado Absolutista, coisa que o rei Carlos X tentou fazer, e garantir o desenvolvimento contínuo e pleno dos ideias republicanos, que guiavam (e guiam) a França desde a Revolução Francesa, no final do século XVIII.

Mesmo não instalando um regime socialista, a Revolução de 1848 teve grande importância para que uma nova polarização política ganhasse vida. A partir daquele momento, as lutas entre burguesia e proletariado seriam vigentes em diversas nações da Europa. Não por acaso, naquele mesmo ano de 1848, outras rebeliões de traço liberal e socialista abalaram as arcaicas estruturas de Velho Mundo. Costumeiramente, esse conjunto de revoluções ficou conhecido como a “Primavera dos Povos”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais