Buscar

DIREITO PENAL III

Joana, jovem de 23 anos, inconformada por ter engravidado por acidente de um colega de faculdade, decide realizar o aborto e, para tanto, procura uma clínica abortiva clandestina situada em município próximo ao seu. Lá chegando, é prontamente atendida pela recepcionista da clínica que a esclarece sobre o procedimento cirúrgico, bem como exige que a mesma assine um termo eximindo o médico e sua equipe de qualquer responsabilidade em relação às possíveis consequências das manobras abortivas. Nervosa e ansiosa por resolver logo o problema, Joana assina a documentação, paga pelo procedimento e é encaminhada a uma sala na qual ingere uma droga para adormecer. No curso das manobras abortivas, Joana sofre grave lesão uterina da qual resulta intensa hemorragia, expulsão do feto vivo e, consequente perda do referido órgão reprodutor. Diante do caso concreto apresentado é correto afirmar que a conduta dos agentes que realizaram as manobras abortivas será tipificada como incursa:
 
  Nos delitos previstos nos art. 126 n/f do art 14, II c/c art. 129,§2°, III n/f do art 70, todos do CP.
  Nos delitos previstos nos art. 126 c/c 127c/c art. 129,§2°, III n/f do art 70, todos do CP.
  No delito previsto no art. 127 do CP.
  No delito previsto no art.129,§2º, V, do CP.
  No delito previsto no art. 126 n/f do art 14, II c/c art. 129,§2°, III n/f do art 70, todos do CP.

 

💡 3 Respostas

User badge image

Anderson Albuquerque

 gestante estará no art 124 do artigo penal, a pena para o "crime" cometido seria de um a três anos, isso porque o artigo engloba praticar aborto em si mesma ou consentir que um terceiro lhe provoque.

O médico que fez parte desse processo vai se enquadrar no artigo 126 que teria uma pena de um a quatro anos.

Porém as penas cominadas nos dois artigos citados pode ser aumentada de 1/3 se durante o processo a gestante sofre lesão corporal de natureza grave, no caso como a mulher perdeu o útero a pena seria sim aumentado. Se acontecer de a mulher morrer durante o processo a pena é duplicada.

1
Dislike0
User badge image

Thatianne Reis

Obrigada.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Nesse caso observa-se que houve  tentativa de aborto, pois o feto conseguiu viver, houve também uma lesão corporal de natureza gravíssima, pois, aconteceu a perda da função reprodutora.

A assertiva A está errada, pois não tem a tipificação da lesão gravíssima conforme o artigo 127 do Código Penal.

A assertiva B está correta, pois há a tipificação do aborto com o consentimento da gestante combinando com a lesão gravíssima do artigo 129 §2º inciso III em concurso formal, pois, com uma ação foi praticado dois resultado (aborto e lesão).

A assertiva C está errada, pois, no caso só houve a tipificação da lesão no aborto.

A assertiva D está errada, pois, só houve a tipificação da lesão corporal gravíssima.

A assertiva E está errada, pois, não tem a tipificação da lesão gravíssima conforme o artigo 127 do Código Penal.

 

Obs.: Questão que cabe recurso, pois, ficaria mais correto a tipificação de tentativa de aborto com o consentimento da gestante combinado com a lesão de natureza gravíssima. 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais