Buscar

Qual a diferença entre Fenomenologia e Existencialismo?

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

Para comentar de um modo sintético, o existencialismo é uma filosofia ética, que questiona sobre a nossa ação no mundo, a maneira como nos colocamos e estabelecemos nossos valores, como escolhemos ou deixamos de escolher. Reflete sobre questões como a liberdade de ser, a angústia, o sentido da vida, a finitude, a autenticidade, entre outras, analisando o ser humano em seus aspectos concreto, singular, afetivo e temporal.

Já a fenomenologia é um método epistemológico de aquisição de conhecimento, um método que estabelece um modo sobre como entendemos as coisas e o mundo, que compreende que não há uma dicotomia entre sujeito e objeto, mas uma correlação entre eles. Busca observar os fenômenos tal como eles aparecem para uma consciência, não tem como busca os fatos objetivos, mas suas possíveis descrições subjetivas.

Para que o existencialismo seja aplicado na psicoterapia, é necessário um método, um paradigma teórico que oriente a prática. É o método que possibilita o psicoterapeuta analisar as peculiaridades de cada ser humano, ao invés de apenas avaliar suas descrições objetivas. Por meio do método fenomenológico, o psicoterapeuta pode compreender as questões subjetivas de uma pessoa específica, que diferenciam das outras pessoas, inclusive seus modos de ser e de se relacionar consigo mesmo e com os outros.

método fenomenológico na psicoterapia existencial não busca detectar sintomas na pessoa, como o modelo tradicional, mas busca compreender as singularidades existenciais de cada um, o modo como cada pessoa lida com suas dificuldades, como cada um entende sua vida e lida com o fato de ser humano e estar no mundo, como cada um se sente vivendo a vida do modo que vive, valorizando suas peculiaridades.

Fonte: http://www.ex-isto.site/2017/12/existencialismo-e-fenomenologia.html

 

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais