Buscar

o que é a teoria monista ?

💡 2 Respostas

User badge image

João Gustavo

Ao tratar do concurso de pessoas (arts. 29/30 do Código Penal), que é a reunião de indivíduos para a prática do mesmo crime, questão que se mostra relevante é por qual crime cada indivíduo responderá. Três teorias buscam definir tal questão: teoria monista/unitária/igualitária, teoria dualista e teoria pluralista.

      O Código Penal adotou a teoria monista, consistente na ideia de que todos os que concorreram para o crime, ainda que não tenham praticado o núcleo descrito no tipo penal, por ele responderão. Entretanto, vale destacar que o próprio Código Penal traz algumas hipóteses de relativização da teoria acima mencionada e aplicação das outras teorias em alguns casos particulares.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

No concurso de pessoas há três teorias. A teoria pluralista, dualista e a teoria monista. A teoria pluralista menciona que cada indivíduo deve ser punido pela sua própria conduta, independentemente do crime que em conjunto eles fossem praticar. A teoria dualista menciona que há um crime para os autores e outros para os partícipes. Por fim, a teoria adotada pelo Código Penal é a teoria monista mitigada em que todos que concorrem para o crime incidem nas penas nele cominadas, sendo que, a pena irá mudar de acordo com a culpabilidade de cada um. 

Isso pode ser visto com a leitura do artigo 29 do código penal que dispõe: "Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais