Buscar

LINDB ? o que é ? função ? abrangência ?

Em que consiste a LINDB (Lei de introdução às normas de direito brasileiro) ? Qual sua abrangência ? Quais suas funções ?

💡 2 Respostas

User badge image

Luíz Moura de Macena

A Lei de Introdução às normas de direito brasileiro, trata-se de uma norma jurídica que tem por finalidade regulamentar outras normas jurídicas, disciplinando sua aplicação e entendimento no tempo e espaço, aplicada a todos os ramos do direito, salvo os temas que forem regulados de forma diversa em legislação específica.

9
Dislike1
User badge image

DLRV Advogados

A Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro (LINDB) é norma não-integrante do Código Civil, responsável por disciplinar a aplicação das leis em geral, no direito brasileiro.

É chamada de "norma sobre normas", por ter como função reger as normas, indicando como interpretá-las ou aplicá-las, determinando-lhe a vigência e a eficácia. Também é Estatuto de Direito Internacional Privado, e norma cogente brasileira, por determinação legislativa da soberania nacional, aplicáveis a todas as leis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais