Buscar

em que sentido a obra de platao representa sobre a decadencia da democracia ateniense

💡 6 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A questão exige alguns conhecimentos prévios de filosofia.


Quando Platão discute a questão do conhecimento (chamada de Epistemologia), acaba por analisar, julgar e avaliar as manifestações culturais gregas. Além disso, também o processo decisório em Atenas e suas consequências, a fim de encontrar, em ambos os casos, um sentido e a motivação. Nesse sentido, representa a decadência da democracia ateniense.


Portanto, pode ser dito que a obra de Platão representa uma longa reflexão sobre a decadência da democracia ateniense no sentido em que o filósofo analisa, julga e avalia as manifestações culturais gregas.

1
Dislike0
User badge image

Nobru Sip

Em que sentido pode ser dito que a obra de Platão representa uma longa reflexão sobre a decadência da democracia ateniense?


1
Dislike0
User badge image

Élder da Silva Raimundo

Democracia para os gregos, a despeito da etimologia que você encontra em qualquer ferramenta de pesquisa, é o governo de qualquer um e, por isso, os debates presididos na Ágora era mediado por qualquer um (qualquer cidadão) e isso era forma de exercer o poder em Atenas principalmente! Resumidamente a Àgora era o espaço de poder e as teses aprovadas ratificavam aquele que o expunha! O mediador dos debates era escolhido por sorteio e com tempo prévio de mediação, a ideia ou lei era aprovada deliberativa por todos! Platão se opunha a ambos os instrumentos, por achar que o governo da cidade deveria ser conduzido pelos melhores seres, os que pensam melhor que os outros, ou seja, os filósofos! Platão afirma que a escolha da maioria é a pior de todas, pois uma tese para ser aprovada, precisa ser rasa para ser compreendida por indivíduos que não possuem a parte superior da alma desenvolvida! Resumidamente é isso!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais