Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Com base na lição do professor Diogo de Figueiredo Moreira Neto o poder de polícia atua de quatro formas.

Direito Administrativo


2 resposta(s)

User badge image

Aline Argolo

Há mais de um mês

Nos meios de atuação o poder de policia abrange as atividades do legislativos e executivo, utilizando o estado para o seu exercício.

Atos normativos em geral a saber: pela lei, criam-se limitações administrativas ao exercício dos direitos e das atividades individuais, estabelecendo normas gerais e abstratas. Disciplinando a aplicação da lei aos casos concretos.

Atos administrativos e operações materiais de aplicação da lei ao caso concreto, compreendendo medidas preventivas (fiscalização, vistoria, ordem, notificação, autorização, licença) com o objetivo de adequar o comportamento individual a lei. E medidas repressivas (dissolução de reunião, interdição de atividades, apreensão etc). Com finalidade de coagir o infrator a cumprir a lei.

Tendo como atributos do poder de policia a discricionariedade, a auto-executoriedade e a coercibilidade.

A discricionariedade deveria estar presente na maior parte das medidas de policia, porem nem sempre isso ocorre. Na maioria das vezes administração tem que decidir qual é o melhor momento de agir, qual o meio de ação mais adequada. Sendo o poder de policia discricionário.

A auto-executoriedade é a possibilidade que a administração tem de com os próprios meios, por em execução as suas decisões, sem precisar recorrer previamente ao Poder Judiciário.

A coercibilidade é indissociável da auto-executoriedade. Definida por Hely Lopes Meirelles como a “ imposição coativa das medidas adotadas pela administração”

 

Essa pergunta já foi respondida!