Buscar

PQ A CRIOTERAPIA ALIVIA A DOR? EFEITOS FISIOLÓGICOS

💡 1 Resposta

User badge image

jeniffer souza

 

Uma das modalidades da Fisioterapia que utiliza o frio nas suas diversas formas para retirar o calor dos tecidos. Iremos explicar as principais indicações, contra-indicações, efeitos fisiológicos, modalidades .

• Efeitos Fisiológicos
Para entendermos como o frio pode nos ajudar precisamos saber antes o que acontece quando estamos com um processo inflamatório ou sofremos um trauma. Uma inflamação pode ter diversas causas como bactérias, vírus ou traumas que irão lesionar algum tecido do corpo humano. Com a lesão, no caso de um trauma, ocorrerá o extravasamento de sangue com liberação de diversas substâncias (mediadores químicos) que começaram o processo inflamatório para tentar reparar o tecido, ou seja, sarar a lesão. As principais características desse processo são o calor, a vermelhidão (rubor), o edema, a dor e a perda de função do tecido.

Agora que sabemos resumidamente como acontece o processo inflamatório iremos descrever os principais efeitos da crioterapia. 

A aplicação de frio numa determinada região proporciona a diminuição da temperatura local, com esse resfriamento o fluxo sanguíneo local acaba ficando mais lento diminuindo a hemorragia decorrente da lesão, e assim consegue restringir a área do trauma evitando lesões por hipóxia secundária (lesões decorrentes da falta de oxigênio no tecido). Além disso, ocorrerá a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos (vasoconstrição), com isso diminuirá o extravasamento de líquido no tecido, contendo o edema. Outro efeito do resfriamento do tecido é a diminuição do metabolismo celular, fazendo com que as células trabalhem lentamente, inclusive as células nervosas e os receptores de dor, o que leva ao maior controle dos estímulos dolorosos, proporcionando a analgesia.

O que você irá sentir?

Durante a crioterapia, dependendo da modalidade usada e da área a ser tratada, os primeiros dois minutos provocarão sensação de queimação e dor, isso pode manter-se até aproximadamente 5 minutos numa intensidade cada vez menor. Após essa fase, começará a ter acomodação da dor e surgirá a analgesia ou uma sensação de anestesia.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais