Buscar

Diferencie os termos secreção/ excreção, fagocitose/ pinocitose.

Biologia Celular.

💡 10 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Pinocitose e fagocitose são dois principais tipos de endocitose, ou seja, processo de captação celular de substâncias, moléculas ou até eventuais outras células. Enquanto a pinocitose diz respeito à ingestão celular de fluidos e solutos por meio de pequenas vesículas, na fagocitose ocorre a ingestão de moléculas grandes, como microorganismos ou células mortas, por meio de grandes vesículas (fagossomos).

 

Secreção e excreção são dois processos de liberação de substância pelas células (ou órgãos). Enquanto a secreção é o processo é à liberação com finalidade metabólica de uma substância, a excreção diz respeito à eliminação de moléculas residuais do metabolismo ou outras sem utilidade (denominadas excretas).

1
Dislike0
User badge image

Larissa Santos de Oliveira

Fisiologicamente, secreção é quando a célula descarrega substâncias que produziram para o meio externo. Serve para lançar produtos celulares com importância funcional para fora das células secretoras.

Já a excreção, é a expulsão de substâncias que não tem utilidade para o organismo, que são produtos residuais do metabolismo. É realizado pelos pulmões, rins e pele.

 

Fagocitose é um processo utilizado pela célula para englobar partículas sólidas, que lhe irão servir de alimento. A célula produz expansões da membrana plasmática (pseudópodes) que envolvem as partículas e as englobam.  

Pinocitose é um processo semelhante ao da fagocitose, pelo qual certas células ingerem líquidos ou pequenas partículas através de minúsculos canais que se formam em sua membrana plasmática. Posteriormente esses materiais são digeridos e aproveitados pela célula. No organismo humano, por exemplo, é através do processo de pinocitose que as células do intestino delgado capturam gotículas de lipídios resultantes da digestão.

11
Dislike0
User badge image

Larissa Santos de Oliveira

Espero ter ajudado! Bons estudos!

3
Dislike1
User badge image

Yuri Levy

Excreção - Ejeção de substâncias em que não será nescessario para a própia célula ou outrem.

Secreção - Ejeção de substâncias em que será nescessáriopara própia célula ou outrem.

Fagocitose - Ingestão celular de substâncias maiores e sólidas.

Pinocitose - Ingestão celular de substâncias líquida.

Bons estudos!!!

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais