Buscar

Casamento de impedância

Explique o que significa o casamento de impedância na audição. 

💡 3 Respostas

User badge image

Ariel M.

A impedância acústica consiste na resistência ou dificuldade  à passagem do som. Corresponde à relação entre pressão sonora num ponto dado e a velocidade de vibração das moléculas nesse ponto. Teríamos como exemplo de impedância a refração do som sofrida pela diferença de  densidade existente no meio externo e na orelha interna; presença de cera no MAE, etc.

O casamento de impedância na audição é o processo de compensação de perda auditiva proporcinado pela orelha média em virtude do conjunto de resistências existentes em todo ouvido. A orelha média promove um ganho mecânico, afim de que a energia sonora seja suficiente para promover a vibração da perilinfa e endolinfa na orelha interna e a janela oval e redonda, compensando assim, a  perda auditiva de -30dB (que é perdida em virtude da refração do som).

3
Dislike0
User badge image

tanise costa

Impedância acústica: dificuldade/impedimento que é causada pelo roubo de energia para as moléculas do meio. Casamento da impedância: Quando dois meios apresentam a mesma impendância há uma perda mínima de energia.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A impedância é uma espécie de resistência que um circuito tem a passagem de corrente elétrica. A impedância é inversamente proporcional a potência do som. Isto é, se queremos que a potência seja máxima, precisamos que a impedância seja a mínima possível.


Fazer o casamento de impedância é o ato de você organizar seu circuito para que ele fique com uma determinada impedância que você queira.


O ouvido humano é responsável por transformar a energia sonora que incide nele em impulsos elétricos que viajaram até o cérebro. Assim, cada parte do sistema auditivo tem funções bem definidas.

O ouvido médio tem a função de fazer o casamento de impedância para que ocorra uma perfeita transmissão da energia sonora incidente no tímpano para a cóclea. Com isso, nós podemos escutar até 30 % melhor do que caso não ocorresse.


Portanto, é graças ao casamento da impedância que ocorre dentro do ouvido que podemos ter a qualidade em nosso sentido auditivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais