Buscar

quais crimes não admitem tentativa??

💡 2 Respostas

User badge image

Davi da Trindade Guedes

Não admitem tentativa os crimes no qual não é possível o fracionamento do iter criminis. Segundo Zaffaroni e Pierangeli, citados por Rogério Greco (2017, p. 387), o iter criminis ou caminho do crime, corresponde ao conjunto de etapas que sucedem cronologicamente o desenvolvimento do delito. 

São exemplos de crimes que não é possível fracionar o iter criminis os crimes habituais, os crimes preterdolosos, os crimes culposos.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Os crimes que não admitem tentativa são:

1 - os crimes formais: em regra, por exemplo, a corrupção passiva, ativa, concussão, calúnia, injúria ou difamação (em regra, pois, se a conduta for por meio de cartas ou outro documento escrito segundo a doutrina pode haver tentativa).

2 - crimes omissivos próprios: por exemplo, a omissão de socorro.

3 - crime unissubsistente: aquele que se consuma com a prática de apenas um ato e não de um conjunto deles. Exemplo: injúria verbal. 

4 - crimes culposos.

5 - Crimes preterdolosos: aqueles em que  a conduta inicial é dolosa e resultado mais grave é atribuído a título culposo. Exemplo: Lesão corporal resultando em morte. 

6 - Crime atentado: quando a pena da tentativa é igual a do crime consumado. Exemplo: Evasão mediante violência contra a pessoa.

7 - Crimes habituais: aqueles que para sua consumação é necessário praticar um conjunto de atos ou a conduta será um indiferente penal. Ex.: Curandeirismo. 

8 - Contravenções Penais. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais