Buscar

indique o nome do autor do termo sociologia que substitui o termo fisica sosial

💡 2 Respostas

User badge image

Antônio Florêncio

Auguste Comte

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A pergunta está englobada pela área de estudo da sociologia. Mas especficamente das contribuições do autor Auguste Comte, importante autor da escola positivista, é considerado um dos fundador da sociologia. 


Em 1822 Comte escreve a obra “plano dos trabalhos necessários para reorganizar a sociedade” e pela primeira vez o autor desenvolveu a célebre “lei dos três estados” e a física social. Este ensaio é  profundamente influenciado por Saint-Simon mestre de Comte e onde ele expôs o programa positivista. Pouco depois ofereceu uma definição de física social como aquela ciência que se ocupa com o estudo dos fenômenos sociais considerados à mesma luz dos elementos astronômicos, físicos, químicos e fisiológicos, ou seja, como estando sujeitos a leis naturais e invariáveis, cuja descoberta é o objetivo especial de suas pesquisas. Em 1830 ele apresentou na obra Curso de filosofia positivista o termo “sociologia”, observou que desejava propor o novo termo como equivalente a física social, “a fim de poder fornecer um só nome para a parte da filosofia natural interessada nas leis fundamentais dos fenômenos sociais.


Referência:

LEVINE, D. Visões da tradição sociológica. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Eds., 1997. 325p.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais