Buscar

Como é denominado o conjunto de elétrons internos?

Relacionando com a carga nuclear efetiva

💡 2 Respostas

User badge image

Especialistas PD

A carga nuclear de um átomo é dada pelo número de prótons presentes no núcleo desse átomo e é chamada número atômico (Z).

Z = carga nuclear = número de prótons

A carga nuclear efetiva é a carga sofrida por um elétron em um átomo polieletrônico. A carga nuclear efetiva não é igual à carga no núcleo devido ao efeito dos elétrons internos.

Cada elétron de um átomo é protegido (blindado) do efeito de atração da carga nuclear pelos elétrons do mesmo nível de energia e, principalmente, pelos elétrons dos níveis mais internos.

Apenas uma parte da carga nuclear atua realmente sobre os elétrons: é a Carga Nuclear Efetiva (Zef), que atua sobre um elétron e é dada por: Zef = Z (carga nuclear) - S (blindagem).

Quando aumenta o número médio de elétrons protetores (S), a carga nuclear (Zef ) diminui. E quando aumenta a distância do núcleo, S aumenta e Zef diminui.

1
Dislike0
User badge image

Paloma Oliveira

Caroço

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais