Buscar

Qual a relação entre Direito objetivo e Direito subjetivo!

Determine e relacione essas faces do Direito.

💡 4 Respostas

User badge image

Estudante PD

Direito Objetivo é uma norma. Assim já o definiam os romanos: ius est norma agendi - o Direito é norma de agir.

O Direito Objetivo estabelece normas de conduta social. De acordo com elas, devem agir os indivíduos.

Direito subjetivo é faculdade. Quando se diz que alguém tem direito a alguma coisa, está-se referindo a direito subjetivo seu, a faculdade que possui. Logicamente, os direitos subjetivos encontram proteção na norma, no Direito Objetivo. É este que os garante. Em outras palavras, é o Direito Objetivo que confere às pessoas direitos subjetivos. 

Tomemos como exemplo a norma do art. 319 do Código Civil: "O devedor que paga tem direito a quitação regular, e pode reter o pagamento, enquanto não lhe seja dada". 

Trata-se aqui de norma de conduta, norma agendi, de Direito Objetivo, portanto. Esta norma confere ao devedor uma faculdade, um poder de agir - facultas agendi - qual seja, a faculdade, o poder de exigir quitação, no momento em que pagar. Este é direito subjetivo do devedor. Por outro lado, a mesma norma atribui ao credor um dever, o dever de dar quitação. Vemos, pois, que aos direitos subjetivos de uma pessoa, normalmente, correspondem deveres por parte de outra. 

6
Dislike0
User badge image

Liliene Santana

O direito pode ser dividido em dois ramos, objetivo e subjetivo, dependendo da forma de análise que se deseja fazer.
 
É considerado como direito objetivo, "o conjunto de regras jurídicas obrigatórias, em vigor no país, numa dada epóca" (José Cretella Júnior). Em outras palavras, o direito objetivo são as normas jurídicas, as leis, que devem ser obedecidas rigorosamente por todos os homens que vivem na sociedade que adota essas leis. O descumprimento dá origem a sanções.

direito subjetivo pode ser definido como "a faculdade ou possibilidade que tem uma pessoa de fazer prevalecer em juízo a sua vontade, consubstanciada num interesse." (José Cretella Júnior). Ou, "o interesse protegido pela lei, mediante o recolhimento da vontade individual." (Ilhering).

Em outras palavras, é a capacidade que o homem tem de agir em defesa de seus interesses, invocando o cumprimento de normas jurídicas existentes na sociedade onde vive, todas as vezes que, de alguma forma, essas regras jurídicas venham ao encontro de seus objetivos e possam protegê-lo.

Por ex.: o seu veículo, parado no semáforo, é atingido na traseira por outro. Há normas no Código Brasileiro de Trânsito (direito objetivo), aos quais você pode recorrer, através de uma ação, para fazer valer seu direito. Você está utilizando seu direito subjetivo de utilizar a regra jurídica do direito objetivo para garantir seu interesse atingido.
 
Fonte: http://respirandodireito.blogspot.com.br/2008/06/direito-objetivo-e-direito-subjetivo.html
3
Dislike0
User badge image

Paulo Emanuel Mendes

Direito objtivo: o direito objetivo é constituído por um conjunto de regras destinadas a reger um grupo social,cujo respeito é garanido pelo Estado é a '' norma agendi''. O direito é norm de organização social, é a norma de agir Ex: Código civil, código penal

 

Direito subjetivo: corresponde as possibilidades ou poderes de agir, que a ordem juridica garante a alguem, é a ''facultas agendi'', faculdade de agir Ex: fulano tem direito a indenização por danos morais

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais